Leonardo Lima
Até o fechamento desta edição, faltavam apenas quatro jogos para o Friburguense Atlético Clube conseguir a tão sonhado vaga na Série A do Campeonato Estadual. Após a vitória sobre o Angra dos Reis por 3 a 1, na última quarta-feira, a equipe comandada pelo técnico Gérson Andreotti se consolidou na zona de classificação para a primeira divisão. Com 38 pontos, o Frizão ocupa a segunda colocação da Série B, com um ponto a menos que o líder Bonsucesso e quatro a mais que o terceiro colocado Quissamã. Com 32 pontos, o Sendas corre por fora.
Após disputar a Série A por 13 anos ininterruptos, o Tricolor da Serra foi rebaixado em 2010 no traumático Triangular da Morte. Pouco mais de um ano depois, porém, as feridas da queda parecem estar se cicatrizando e o trabalho realizado no clube está a poucos passos de ser coroado com a almejada vaga na elite do futebol carioca. A confiança no acesso e até mesmo no título da Série B parece estar contagiando não apenas os jogadores, comissão técnica e direção do Friburguense: o bom momento do Fri reflete nas arquibancadas, onde a torcida vem comparecendo em maior número a cada rodada. Passo a passo, o Frizão luta para voltar a ser motivo de orgulho para a população friburguense.
“O Friburguense vai subir. Venceu o Angra dos Reis e foi beneficiado com outra derrota do Quissamã. Com a continuidade dos jogos é natural o acesso. O time está correspondendo às expectativas e tem tudo para subir. Se os resultados ajudarem ainda será o campeão da Série B.”
Antônio Senna, 56, representante comercial, Vargem Grande
“Se continuar no mesmo ritmo vai subir. Para a cidade isso é uma beleza. É mais uma atração para Nova Friburgo. Se a equipe permanecer jogando desse jeito vai conseguir o acesso antecipado.”
José Alcindo Nogueira, 59, balconista, São Geraldo
“Não tenho acompanhado muito a Série B, mas torço muito para que o Friburguense consiga voltar para a Série A. É mais uma atração para Nova Friburgo. Volto a ter oportunidade de ver o meu Fluminense jogando novamente aqui. O Friburguense pode divulgar a cidade, apagar um pouco essa imagem que ficou da tragédia e dar alegrias à população.”
Aristides Nelson da Costa, 69, aposentado, Mury
“É uma pena que no ano passado a equipe não tenha se comprometido como este ano, quando perdeu muitos pontos importantes jogando em casa. Acredito que a equipe consiga subir e se continuar nesse empenho, se dedicando ao máximo também será o campeão da Série B. É o que nós esperamos e tenho certeza que é o que os jogadores também querem. Esse ano o Friburguense está honrando o nome da cidade, mas ano passado isso não ocorreu. É preciso seguir o exemplo que os times grandes deram, que é possível ser rebaixado e voltar com o pé direito.”
Luciano Torres Correa, 35, agente de trânsito, Centro
“Eu sou Friburguense. Eu torço por esse clube. Não tenho ido aos jogos, mas tenho acompanhado os noticiários. O time subirá merecidamente. O clube merece, inclusive, mais apoio dos governantes e das empresas. Além de divulgar o nome da cidade, o Frizão faz a gente mais feliz. Posso dizer que sou duas vezes tricolor torcendo, pois torço também para o Fluminense. Uma das coisas que sempre fez de Nova Friburgo uma cidade diferentes das outras da região foi ter um clube disputando o Campeonato Carioca.”
Nelson Bohrer, 61, presidente da Fundação D. João VI de Nova Friburgo, Vilage
“O Friburguense vai vencer todos os jogos que faltam e será o campeão. Estou lá todo jogo torcendo para isso. Sabia que o Quissamã não teria força para continuar na frente. O time está muito certinho, tem um técnico excelente e pode ter certeza no ano que vem vocês vão me ver lá no Estádio Eduardo Guinle trabalhando na primeira divisão. Ainda vamos ver o Friburguense derrotar o Botafogo mais algumas vezes.”
Artur Silva, 65, vendedor ambulante, Olaria
“Eu acho que o Friburguense vai subir e ser campeão da Série B. Isso é muito bom para a cidade, divulga a sua imagem. As pessoas têm que procurar apoiar mais o clube, indo ao estádio torcer. E as empresas têm que patrocinar o clube.”
Welington Jorge, 48, aposentado, Olaria
“Eu acho que o Friburguense tinha tudo para ser um dos melhores times do estado do Rio de Janeiro. Mas na minha avaliação é um clube muito elitizado. A população friburguense, o trabalhado friburguense não se empolga com esse time. O Friburguense sempre foi um clube de elite e continuará sendo. As pessoas que estão lá não estão preocupadas em colocar o time na primeira divisão. Eles estão preocupados em aparecer na mídia. Nova Friburgo merece um time de qualidade e que represente de fato a população friburguense. Não acho que o time subirá para a Série A e não merece subir.”
Carlos Alberto Fernandes Gonçalves, 55, administrador do Teatro Municipal, Cônego
Deixe o seu comentário