FOI apenas um pequeno gesto, mas de grande significado. No dia 9 passado, o Grupo Escoteiro Anchieta realizou o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Morro da Cruz, um dos mais atingidos nos desmoronamentos da tragédia de janeiro. As mudas foram fornecidas pelo Horto da prefeitura, também engajado na tarefa de replantio.
A PROPOSTA da União dos Escoteiros do Brasil foi abraçada pelo grupo friburguense numa demonstração clara de preocupação com o meio ambiente e, mais ainda, com os trabalhos de reconstrução da cidade. Além dos problemas enfrentados no início do ano, o município também sofre com as queimadas que nesta época do ano começam a surgir, transformando-se num novo desafio para a Defesa Civil e para toda a população.
COM A catástrofe natural, a preocupação com os riscos ambientais em Nova Friburgo ficou evidente. A meteorologia é cada vez mais consultada e a internet tem sido uma útil ferramenta para todas as informações acerca do tempo. Índice pluviométrico, pressão atmosférica, umidade do ar são expressões que começam a fazer parte do cotidiano, facilitadas pela rede mundial, que ajuda a prever o tempo com mais precisão, tornando-se fonte de consulta obrigatória por todos.
A DEFESA Civil do município tem sido outra forte aliada. Desde a tragédia de janeiro, não deixou de transmitir informações para a população e muito menos de travar uma luta permanente na vigilância, avaliando os riscos e envolvendo-se em todas as ações de salvamento com o amplo apoio do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar.
SE NOVA FRIBURGO passou por um triste momento que deixou sequelas insuperáveis, de agora em diante a população deve manter uma nova postura frente aos riscos dos desastres naturais, atentando-se para as intempéries, adotando medidas que visem à segurança das pessoas, abandonando, inclusive, os locais, se necessário. O desastre natural não poupa ninguém, sem distinção econômica ou social, como vimos recentemente.
E, MAIS importante ainda, é a tomada de consciência para os riscos, adotando uma autoeducação ambiental, informando-se dos assuntos que nos dizem respeito, como forma de prevenir e, consequentemente, evitar futuros problemas. A reconstrução de Nova Friburgo, além das obras milionárias, pode ser feita com a ajuda de cada indivíduo, em respeito à natureza e ao futuro. Como fez agora o grupo de escoteiros no Morro da Cruz.
Deixe o seu comentário