Senai celebra formatura de cinco turmas de alunos de cursos gratuitos para construção civil

segunda-feira, 18 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Cinco turmas de alunos dos cursos gratuitos de Construção Civil do Senai, que incluem três mulheres, realizaram na última quinta-feira sua solenidade de formatura. Os novos pedreiros, pintores e eletricistas de obras foram formados durante quatro meses pelo Programa Sesi/Senai Educa Mais. Durante a solenidade foi assinado um Termo de Cooperação entre o Sistema Firjan, por meio do Senai, com a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Com a assinatura do convênio, a Abramat passa a colaborar com a implantação e operacionalização do Canteiro Escola, mobilizando seus associados para a doação de materiais de construção, ferramentas e equipamentos utilizados durante os cursos. Além disso, serão promovidas palestras técnicas regulares, tanto para os alunos quanto para a comunidade técnica da região, apresentando as inovações tecnológicas do segmento de materiais de construção para o setor.

Além dos alunos das cinco turmas e dos docentes do Senai, participaram da cerimônia a Dra. Maria Lúcia Telles, diretora regional do Senai; Mario Lúcio Mury, presidente do Sinduscon Nova Friburgo; Melvyn Fox, presidente executivo da Abramat; José Vicente Machado Neto, gerente executivo do Senai Tijuca; Roberto da Cunha, do Centro de Referência de Construção Civil do Senai Tijuca; e Kátia Polo, gerente executiva do Sesi-Senai Nova Friburgo. Estiveram presentes, também, representantes das empresas Tigre e Gerdau, parceiras no projeto.

“Formalizamos uma parceria que já vem acontecendo há muitos anos, entre as indústrias de construção e o Senai, como escola”, afirmou Melvyn Fox. “Esse é um momento de comemoração dupla: oficializamos uma parceria que já existe e que possibilitou a instalação do Canteiro Escola, e realizamos a formatura dos primeiros alunos. Vocês foram os primeiros que acreditaram no nosso trabalho e atenderam ao nosso chamado”, disse a Dra. Maria Lúcia Telles aos alunos formandos. “Agradeço a todos e também à equipe de educação pelo excelente trabalho”, afirmou Kátia Polo.

Três alunos foram chamados, em seguida, para considerações e agradecimentos. “Hoje somos pedreiros, eletricistas e pintores, porque tivemos o apoio não apenas do Senai, mas também das empresas parceiras”, disse o aluno Darlan Reis de Azevedo. “Assistir como a vida sucumbiu diante da força da natureza nos faz pensar no sentido maior da vida”, falou o aluno Manoel Gomes Dias. “A convivência com excelentes profissionais durante quatro meses foi formidável. Somos capazes de fazer a reconstrução”, afirmou o aluno João Carlos Barreto Severiano, referindo-se à tragédia de janeiro.

Novas turmas

O Senai de Nova Friburgo tem a previsão de abertura de mais turmas ainda para este ano, distribuídas em cursos de qualificação de pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa, aplicador de revestimento cerâmico, carpinteiro de forma, armador, pintor de obras e eletricista de obras. Os alunos já formados podem escolher ainda outro curso para fazer gratuitamente. As vagas para os cursos de qualificação são gratuitas e oferecidas no Canteiro Escola, unidade temporária montada em uma tenda de 300m² nas instalações do Sesi Nova Friburgo (Avenida Governador Roberto Silveira 1960, Jardim Ouro Preto). O Sistema Firjan deu início a esta qualificação profissional apoiando iniciativas de recuperação econômica e reconstrução do município, atingido pela tragédia climática em janeiro último.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade