Conferência de Assistência Social debate melhorias dos serviços no município

quinta-feira, 14 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O Conselho Municipal de Assistência Social está realizando ontem e hoje, dias 13 e 14, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema “Os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – Suas – como valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programa, projetos e benefícios”. Segundo Gilberto Filho, subsecretário municipal de Assistência Social, o objetivo é debater os caminhos e melhorias dos serviços prestados pela pasta junto à população friburguense.

Na abertura do evento foi montada uma mesa, no qual estavam presentes alguns representantes da secretaria municipal de Assistência Social e também o vereador Edson Flávio (PR), representando a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo. Em sua fala inicial, Edson Flávio ressaltou a importância das políticas públicas, principalmente após a catástrofe de janeiro.

Já o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Maduro, fez um balanço de quando entrou para a secretaria até os dias atuais. Maduro fez questão de ressaltar as péssimas condições em que a pasta se encontrava, como a existência de seis carros e apenas dois em funcionamento, falta de verbas, desestruturação dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras), sobretudo o da Praça do Suspiro. Ainda sobre o balanço do seu primeiro ano à frente da secretaria, Maduro falou também dos avanços, como a informatização do Bolsa Família e a reestruturação e melhoria das instalações de diversos Centros de Referências. Por fim, Maduro ainda aproveitou a situação para deixar claro que as contas da secretaria municipal de Assistência Social foram aprovadas pelos órgãos competentes, como Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. Todas aproveitadas sem ressalvas, segundo o secretário.

Após as palavras de Maduro, Alejandra Pastorini Corleto, doutora em serviço social e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ministrou uma palestra sobre “avanços e retrocessos da Política Nacional de Assistência Social”. Na ocasião, Alejandra enfatizou a importância da qualificação profissional para as pessoas que ocupam cargo nessas áreas.

Segundo a programação, ainda estavam previstas outras palestras como “A precarização dos programas, projetos, serviços e benefícios do município de Nova Friburgo”, com a promotora de justiça Simone Gomes, e ainda “A importância dos Conselhos na qualificação dos programas, da gestão e dos serviços”, com a assistente social Margarida Leão. Para o dia 14, está prevista a formação de quatro grupos de deliberações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade