Nova Friburgo tem registrado temperaturas muito baixas desde o fim do outono. Em algumas regiões do município as temperaturas têm se aproximado de zero grau, inclusive com o fenômeno das geadas.
É natural que nesta época apareçam alguns casos de gripe e, embora os organismos do setor de saúde não tenham registrado nenhum número alarmante, é bom tomar alguns cuidados básicos.
O médico pneumologista Thiers Marques Monteiro Filho salienta que nesta época se avolumam os casos de doenças do sistema respiratório. Por causa do frio as pessoas costumam ficar trancadas em ambientes fechados, facilitando que se espalhem vírus e bactérias — quadro agravado pela poluição que costuma aumentar nos meses mais frios, pois a temperatura mais baixa dificulta a dispersão dos poluentes no ar.
Com o inverno é comum o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis a esse tipo de enfermidade, pois possuem um sistema imunológico mais frágil que o dos adultos. O ar seco e frio do inverno provoca o aparecimento das viroses respiratórias, como a gripe e resfriados, rinites, sinusites, otites, faringites, exacerbações da asma e bronquite.
Para prevenir estas doenças, o médico recomenda evitar aglomerações e ambientes pouco ventilados. As pessoas devem se agasalhar adequadamente, de acordo com a temperatura ambiente, além de lavar, passar e se possível colocar ao sol as roupas guardadas por mais tempo, tomar bastante líquidos para contrapor a baixa umidade do ar e lavar as mãos com frequência.
A transmissão do vírus ocorre quando indivíduos infectados emitem pequenas gotas (aerossol) ao espirrar, falar ou tossir. Portanto, todo cuidado é pouco.
Deixe o seu comentário