Cinema Para Todos finalmente chega a Nova Friburgo

segunda-feira, 11 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Projeto traz oficinas de produção audiovisual

Adiado duas vezes devido à paralisação dos professores da rede estadual de ensino, o programa Cinema Para Todos promete finalmente chegar a Nova Friburgo para temporada entre os dias 11 e 15, quando os alunos selecionados terão acesso às oficinas de videointeratividade em mais de 40 horas de aulas para estudantes da rede pública, que poderão aprender técnicas de produção de curtas-metragens usando materiais como máquinas fotográficas e telefones celulares. O projeto acontece nos colégios estaduais Dr. Tuffy El-Jaick, Jamil El-Jaick e Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e já ajudou a produzir vídeos que chegaram a participar de festivais de cinema pelo país.

Uma parceria entre a Secretaria do Estado de Cultura e a Secretaria do Estado de Educação, desde seu começo em 2008, o programa Cinema Para Todos já conseguiu levar mais de 600 mil alunos da rede estadual de ensino e educadores ao cinema de graça. Os estudantes passam de meros espectadores a produtores de cinema com as oficinas oferecidas. As aulas ajudam a desenvolver o senso crítico e valorizar a produção cinematográfica nacional.

Três assuntos se destacam nas oficinas de videointeratividade: a cultural audiovisual, os novos meios de comunicação e a construção de narrativas audiovisuais usando ferramentas digitais simples, no caso, câmeras fotográficas e aparelhos de telefonia móvel. Os alunos participantes são indicados pelos próprios professores e ganham a chance de aprender técnicas para produzir curtas com máquinas fotográficas e telefones celulares, o que dá a possibilidade de continuar produzindo mesmo após o fim da oficina. Todos os vídeos produzidos pelos alunos são disponibilizados no site oficial do programa, o .

O programa continua celebrando o sucesso e os bons resultados. Em 2010, 870 escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro já haviam sido atendidas, 21 municípios foram beneficiados diretamente e 26 indiretamente ao longo do ano, através da organização de sessões fechadas, 57 escolas receberam o programa, atendendo 360 alunos e 76 educadores. As 981 sessões fechadas reuniram mais de 600 mil alunos, professores, coordenadores e professores para assistir gratuitamente a filmes nacionais em cinemas parceiros do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade