Sanatório Naval completa 101 anos com solenidade comemorativa

segunda-feira, 04 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Sanatório Naval completa 101 anos com solenidade comemorativa
Sanatório Naval completa 101 anos com solenidade comemorativa

Na manhã da última quinta-feira, 30, o Sanatório Naval de Nova Friburgo completou 101 anos de existência e a Marinha do Brasil realizou cerimônia para festejar a data, reunindo personalidades friburguenses e autoridades dos mais diversos setores. A solenidade teve início após a execução do Hino Nacional. No evento também foi realizada a premiação de militares e do servidor civil padrão. Um coquetel foi servido aos convidados no prédio histórico do Sanatório Naval.

Um pouco da história do Sanatório Naval

Em 30 de junho de 1910, com a presença do presidente Nilo Peçanha, foi inaugurado o Sanatório Naval em Nova Friburgo, tendo como primeiro diretor o capitão de fragata médico Joaquim Ignácio de Siqueira Bulcão.

Convicta de que esta região, privilegiada pelo puro ar de seus montes, seria a solução para o tratamento beribérico, até então realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil, em março de 1910, adquiriu a propriedade denominada “Barracão”, constituída em 1890, em belo estilo normando, até então utilizada pelo Conde de Nova Friburgo como “residência de caça”.

Desde sua criação, o Sanatório Naval de Nova Friburgo passou por diversos desafios, entre eles, a construção, em 1917, de quatro barracões de madeira para abrigar marinheiros alemães, prisioneiros de guerra. Após a guerra esses barracões foram utilizados para hospedagem de praças e servidores civis em gozo de férias. Em fevereiro de 1936 foi inaugurado o Hospital de Tisiologia, extinto em novembro de 1966, sendo então criada a Colônia de Férias dos Oficiais. Em 1969 foi reativada a Clínica de Tisiologia, com transferência dos baixados do Hospital Naval Marcílio Dias para o Sanatório Naval, sendo extinta, definitivamente, em 1991.

Em 1981 foi criada a Casa do Velho Marinheiro, com ampla área de lazer para prover conforto e saúde a família naval. Atualmente o Sanatório Naval ocupa uma área de aproximadamente 530 mil metros quadrados, com 93% de Mata Atlântica preservada, o Sanatório Naval é responsável pelo provimento de ações de saúde aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha em 192 municípios, cuja área de abrangência se estende pelo interior dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Recentemente, com o prédio do ambulatório reformado, o Sanatório passou a contar com médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêutico para o atendimento primário de militares, inativos e pensionistas residentes em Nova Friburgo e redondezas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade