Festival de Inverno começa nesta sexta-feira

sexta-feira, 01 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

o espetáculo “Giselle” chama a atenção por trazer as bailarinas com saias na altura da panturrilha. Todos os bailarinos interpretam grandes e pequenos papéis, o que acentua o talento de todos os participantes da Cia. Brasileira de Ballet e assegura o permanente idealismo artístico que impulsiona esta companhia.

Ainda no primeiro dia de Festival, às 19h30, no Palco da Ilha, no Nova Friburgo Country Clube, começa a apresentação de As Fulanas, seguida de Rock Four e Expresso Santiago. Às 22h30, quem assume o palco é Luis Melodia, numa apresentação incrível que vai emocionar toda a plateia.

O 10ª edição do Festival de Inverno de Nova Friburgo será marcado por uma primorosa programação cultural. Do dia 1º a 7 de julho, o público poderá apreciar grandes expoentes nacionais e internacionais da música clássica, do jazz, MPB, corais, teatro, palestras, ballet, além de jovens e promissores talentos com ênfase na música clássica. Na agenda do evento destacam-se a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, a Orquestra Voadora, entre outras famosas atrações. Palestras sobre música clássica com especialistas e rara documentação complementam a programação.

O festival é concebido e produzido pela Dell’Arte Soluções Culturais — pioneira na implantação de festivais no estado do Rio de Janeiro — com o apoio da Stretto Eventos e Serviços Artísticos.

A programação inclui concertos ao meio-dia, sempre no Teatro Municipal. Vale a pena conferir o recital do pianista Miguel Proença e o Duo Santoro (violoncelos) e a apresentação dos mais célebres concertos para piano em versão a 2 pianos.

No Nova Friburgo Country Clube, no Palco da Ilha, será encenada a ópera em versão infantil “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, a partir de uma proposta inovadora, com elementos visuais e tecnológicos nunca antes utilizados numa ópera. Apresentada em forma de animação, com cenários e personagens desenhados interagindo com a orquestra e os cantores de carne e osso. A ópera conta a história de Fígaro, um barbeiro que faz de tudo na sua cidade: arranja casamentos, ouve confissões, espalha boatos, entre outras curiosidades.

O Palco da Ilha também acolhe a música popular brasileira. Receberá Luis Melodia, Marina Lima e Otto. E a música eletrônica vai esquentar o público: o festival faz uma homenagem aos vizinhos de continente e recebe o grupo argentino Otros Aires com o melhor da Milonga Eletrônica.

O festival incluiu uma programação especial para crianças com atividades, oficinas e espetáculos infantis.

Encerrando o festival, dia 7 de julho, às 20h, entra em cena a maravilhosa Orquestra Voadora, que promete envolver o público fazendo um passeio sonhador através dos vários estilos musicais, sua marca registrada.

O Festival de Inverno tornou-se uma tradição em Nova Friburgo, com repercussão no Brasil e na América do Sul. Além de mobilizar a população local e as redondezas, gera um grande movimento de turistas que normalmente lotam hotéis, pousadas e restaurantes durante todo o período do festival. “Este movimento vem beneficiar a cidade, sobretudo depois das chuvas de verão deste ano, que deixou a região em situação emergencial”, ressalta Myrian Dauelsberg, presidente da Dell’Arte. Como diz o velho ditado, “depois da chuva vem a bonança” — a cidade está pronta para receber o festival.

Durante o festival, os apreciadores das artes em geral terão a oportunidade de descobrir e conhecer Nova Friburgo embalados por muita música, cultura e arte. Colonizada pelos suíços e alemães no início do século XIX, a cidade também encanta os turistas de todas as idades graças ao seu clima ameno e a beleza de sua paisagem emoldurada pelo verde da mata Atlântica. A cidade tem uma das temperaturas mais agradáveis do Estado e o Festival também é uma oportunidade para os visitantes curtirem  o clima acolhedor e romântico do inverno.

Para esta edição, o Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, uma realização da Prefeitura de Nova Friburgo em parceria com a Dell´Arte e Stretto, recebe o patrocínio do Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura); Secretaria de Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Energisa, Águas de Nova Friburgo, Sistema Firjan/Sesi e Funarte. O Festival conta ainda com o apoio do Nova Friburgo Country Clube, Intertv /Serramar, A Voz da Serra, Luau TV, Sebrae, Nova Friburgo Country Club e Rota 166.

Todas as apresentações têm entrada franca, mediante um quilo de alimento não perecível e censura livre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade