Editorial - Otimismo em baixa - 01 de julho 2011

sexta-feira, 01 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

EMBORA Nova Friburgo esteja vivendo uma temporada de cultura e negócios, com feiras e festivais nesta estação apagando um pouco os dias trágicos vividos em janeiro, a economia brasileira vive um momento de pessimismo. Pelo menos é o que dizem as pesquisas a respeito.

SONDAGEM da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feita com 2.002 pessoas em todo o país mostrou que o consumidor brasileiro ficou menos confiante nas condições da economia do país entre maio e junho. Expectativas para a inflação, a renda pessoal, o desemprego e nível de endividamento foram pesquisados e o resultado do Índice Nacional de Expectativas do Consumidor foi o menor apurado pela CNI desde junho de 2009.

TAMBÉM o Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou queda de 2,5% em junho, na comparação com maio. Segundo o levantamento divulgado ontem, o índice atingiu o menor nível desde outubro de 2009, ainda que se mantenha acima da média de 104,0 pontos desde 2003.

OS ÍNDICES, contudo, não computaram as respostas positivas da economia. O mercado interno brasileiro responde à crise consumindo produtos principalmente das micro e pequenas empresas, mantendo assim aquecida a economia e expandindo-a em muitos casos. Nova Friburgo se encaixa neste contexto, pois apesar das dificuldades estruturais com a reconstrução, sua economia é constituída pelas micro e pequenas empresas e os resultados até agora tem sido bem sucedidos.

ALÉM DA falta de dinheiro mundial, os efeitos das altas taxas de juros continuam prejudicando a sociedade produtiva organizada e afastando ainda mais a economia informal de sua ampla reestruturação. Ainda que os números das pesquisas apontem para um pessimismo, é indicativo de que a crise econômica, embora superada, não está plenamente debelada.

PORÉM, é louvável o esforço das micro e pequenas empresas para continuar a garantir o sucesso econômico do Brasil. Responsável por grande parcela da população ativa, as empresas nacionais mostram que o esforço vale a pena, superando a descrença quanto ao desempenho brasileiro, mesmo com o pessimismo das pesquisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade