Bruno Pedretti
Na próxima sexta-feira, 24, é dia do padroeiro de Nova Friburgo, São João Batista, e em muitos municípios é selado feriado no dia do padroeiro da cidade. Niterói, por exemplo, que tem o mesmo santo como padroeiro, guarda o dia 24; Teresópolis tem dois feriados municipais: o dia do aniversário e da padroeira Santa Tereza.
São João Batista já foi comemorado em Nova Friburgo como feriado municipal, porém, uma decisão da Câmara cancelou tal data como feriado. Algumas camadas da sociedade, principalmente da Igreja Católica, já se movimentaram no sentido de reativar a data como feriado, mas, por enquanto, a iniciativa não obteve êxito. E o leitor, acha que deveria ser feriado no dia do padroeiro de Nova Friburgo?
“Não, acho que a cidade já está muito prejudicada. O comércio iria parar, a cidade iria parar por conta de mais um feriado. Estamos passando por um momento difícil, precisamos trabalhar para reerguer Nova Friburgo.”
Onídeas Venturini, 70, aposentado, Centro
“Acho que se São João é o padroeiro do município deveria, sim, ser feriado. Acontecem em outras cidades espalhadas pelo Brasil, por que em Friburgo tem que ser diferente? Sou totalmente favorável ao feriado.”
Antônio Gomes, 67, comerciário, Riograndina
“Acredito que não, já existem muitos feriados para ficar colocando e inventando ainda mais. Estamos vivendo em um caos, numa situação complicada, temos que aproveitar esse momento para que a cidade se desenvolva, e não para descansar.”
Antônio Fagundes, 44, serralheiro, Perissê
“Entendo que é uma data religiosa, que vem de longas datas, e acho que um feriado simbolizaria um respeito ao nosso padroeiro. Também beneficia pessoas religiosas que moram na cidade. Acho que seria uma forma de demonstrar fé, respeito e que ainda existe família. Acredito que não traria grandes prejuízos para economia.”
César Iório, 61, comerciante, Centro
“Deveria, sim, ser feriado. Temos São João como referência e, sendo nosso padroeiro, o feriado poderia acontecer. Existe o comércio, mas acho que não atrapalharia.”
Gilberto, 47, garçom, Centro
“Acho que deveria ser feriado por dois motivos: o primeiro porque São João é o padroeiro de Nova Friburgo; o segundo é que no mesmo dia faço aniversário. Ótimos motivos para descansar.”
João Luiz, 30, balconista, Olaria
“Nós trabalhamos direto, seria uma boa oportunidade para descansarmos, além de ser o padroeiro de Nova Friburgo. Mais um feriado é sempre bom.”
Erivania de Oliveira, 19, vendedora, Cônego
“Acredito que deveria ser feriado, por respeito ao santo. Sou católica e sinceramente acho que não faria a menor diferença o comércio ficar fechado um dia, seria até bom para as pessoas que trabalham. Poderia compensar as vendas em outros dias.”
Marilza Pereira, 52, dona de casa, Jardim Ouro Preto
Deixe o seu comentário