Palestra alerta sobre risco de leshimaniose em Trajano de Moraes

terça-feira, 21 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Trajano de Moraes está realizando em todo o município ações de prevenções dentro do projeto Saúde nas Escolas, onde leva esclarecimentos e prevenções de certas doenças que atingem principalmente a zona rural, por ser o município circundado de muita mata nativa. E desta vez o 2º distrito, Visconde de Imbé, recebeu a equipe de saúde, onde foi apresentada uma importante palestra sobre leshiomaniose. Durante o encontro no Colégio João de Moraes Martins, no centro de Visconde, cerca de 60 famílias acompanharam atentamente as explicações dadas pelo coordenador de Vigilância Sanitária, Saulo Pacheco, que explicou tudo sobre os perigos da leshiomaniose. Durante duas horas, foi explanado que o mosquito transmissor vive facilmente em ambientes de zona rural e atinge a ambos os sexos em grande magnitude, já que apresenta grandes deformidades se não cuidada no início da contaminação. Ainda explicando o coordenador, alertou aos presentes que na localidade foram detectados nos últimos meses quatro casos de pessoas com apresentação do quadro da leshimaniose. “Esta doença é perigosa pelas deformações que os indivíduos podem desenvolver e é bom alertar que os lugares propícios são a zona rural, onde tem árvores frutíferas, animais silvestres e domésticos, como criações de porco, galinhas, cachorro, onde, malcuidados, contribuem para a criação deste mosquito transmissor”, disse o coordenador Saulo.

Já a secretária de saúde Ana Paula Souza diz que irá em todos os colégios trajanenses, já que acredita que a informação e prevenção são o melhor remédio para se evitar certos tipos de doenças, e que o prefeito Carlinhos Gomes já determinou que a Saúde não meça esforços para levar este tipo de informação a toda população. “Temos a pedido de nosso prefeito investido e muito em palestras de prevenção e também no investimento em nosso pessoal dos postos de saúde, onde todos estão atentos na detecção de casos de leshimaniose”, alerta Ana Paula, completando que está monitorando, caracterizando e identificando o mosquito transmissor, assim reduzindo os casos nos distritos.

Participando das palestras estava a primeira-dama Rejane Gomes, que reafirmou que o prefeito Carlinhos não mede esforços no apoio nas prevenções de doenças — e que, se algum morador apresentar sintomas da leshimaniose, que procure um posto de saúde mais próximo de casa, pois ali há profissionais preparados para imediatamente dar o tratamento certo. “As lesões que esta doença apresenta têm que ser tratadas imediatamente por um médico e o tratamento tem que ir até o final e sem interrupções. E medidas preventivas como uso de repelentes, limpeza periódica em abrigos de animais e nos quintais das casas ajudam na prevenção”, alertou a primeira-dama.

Na palestra, que reuniu um grande número de moradores de Visconde de Imbé, também estavam pessoas que já contraíram a leshimaniose e, com seus exemplos de vida e força de vontade, estavam praticamente curados, por seguir rigorasamente o tratamento dado pelos profissionais de Saúde do município de Trajano de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade