A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) vem estudando meios de implementar futuramente em Nova Friburgo um sistema de monitoramento do trânsito, viabilizando as intervenções necessárias. Na quarta-feira, 16, o superintendente Celso Novaes, acompanhado de sua equipe operacional e administrativa, visitou o Centro de Operações de Trânsito do Rio de Janeiro (CET/Rio), tendo se mostrado impressionado com o controle geral que o órgão mantém sobre a cidade do Rio em todos os sentidos. A visita teve por objetivo um maior intercâmbio com quem já está bastante adiantado em controle do trânsito.
O CET/Rio integra 30 órgãos municipais e concessionárias, cujo objetivo é monitorar e otimizar o funcionamento da cidade, além de antecipar soluções e minimizar as ocorrências. A unidade alerta os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como acidentes de trânsito, além de chuvas fortes e deslizamentos. O Centro é um projeto pioneiro no Brasil e fundamental para organização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Na sala principal, onde ficam os transmissores, estão os representantes de diversos setores da cidade, como a Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Comlurb, cada um monitorando a sua área específica. Equipado com o que há de melhor em tecnologia para gerenciamento de informação, o Centro funciona 24 horas, todos os dias, interconectando informações de vários sistemas do município para visualização, monitoramento, análise e atuação em tempo real.
O superintendente avalia essa pesquisa como sendo fundamental para a construção de um modelo adequado às necessidades e possibilidades friburguenses.
Deixe o seu comentário