Cidade Real comemora os cem anos da chegada da luz elétrica em Nova Friburgo: Energisa participa do programa neste dia 20

segunda-feira, 20 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O próximo dia 24 de junho é uma data muito importante para Nova Friburgo, pois completam-se cem anos de energia elétrica no município. Contava o historiador Raphael Jaccoud, em suas crônicas, que em 1911 um grande boato tomou conta da cidade: Julius Arp estaria desiludido com Nova Friburgo, iria desistir da empresa de eletricidade — e iria transferir sua fábrica para Santa Catarina. O povo ficou revoltado e saiu às ruas, em direção à Câmara, onde destruiu todos os lampiões. Assim, em 20 de junho, os legisladores autorizaram a concessão da Arp e Cia. A data ficou conhecida como “A Noite do Quebra-Lampiões”. Para lembrar essa história — e para falar da evolução da eletrificação na cidade —, o programa Cidade Real recebe nesta segunda, 20, o gerente da Energisa, engenheiro Amaury Damiance.

A concessionária de energia da cidade nasceu em 1925 sob o nome de Eletricidade Julius Arp & Cia. Em janeiro de 1937, transformou-se em Cenf — que em 1997 foi incorporada pelo Sistema Cataguazes-Leopoldina, hoje Grupo Energisa, dentro da estratégia de expansão do grupo no setor elétrico, até então restrito à Zona da Mata de Minas Gerais. Atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para mais de 90 mil consumidores, o que corresponde a uma população de 200 mil pessoas.

O apresentador do Cidade Real, Zury Maurer, recebe o convidado num momento em que a população recebe outra notícia importante: o aumento da taxa de energia elétrica — que será reajustada em quase 14% para consumidores industriais e 12% para os residenciais. A autorização do aumento partiu da Aneel e a concessionária alega que até tentou fazer com que o aumento fosse transferido para o próximo ano, porém, a medida não foi possível, já que o reajuste é anual.

O convidado esclarece os reajuste e prazos para que o consumidor visualize o aumento na conta. Também nesta edição, Amaury anuncia a inauguração da subestação de Vargem Alta, dia 21, data que foi escolhida por coincidir com o centenário da implantação da energia elétrica no município. A nova subestação atenderá Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta e regiões no entorno, melhorando a capacidade da energia e a sua distribuição de forma mais segura, sem qualquer problema ou interrupção de fornecimento.

O programa Cidade Real vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Zoom, canal 10 do sistema RCA. Para falar com a concessionária o telespectador pode enviar e-mail para programacidadereal@gmail.com ou cidadereal@gigalink.com.br e, ao vivo, a participação está aberta pelo telefone 2519-2003.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade