Durante quatro horas, das 8h às 12h, o médico oftalmologista Mauricio Browne de Paula examinou cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino, em seu consultório, no sábado, 28 de maio. Destas, 37 crianças precisam usar óculos, uma aluna precisa de lentes, e outro deve ser encaminhado para fazer exercício específico. A ação social, promovida pelo Rotary Club Nova Friburgo desde 2003, foi organizada pela coordenadora de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Fátima Carestiato da Silva, pela empresária Márcia Carestiato, e pela presidente Elisabeth Muylaert.
Segundo Fátima, a primeira etapa do projeto constou de uma triagem inicial feita pelos professores com as crianças, nas escolas, usando a escala de Snellen, fornecida pelo Rotary. Em seguida, foi organizada uma lista com os nomes das crianças que apresentaram algum tipo de deficiência, sendo então agendada a consulta com o doutor Mauricio. Feitos os exames, os alunos que necessitarem de óculos serão encaminhados à ótica Reluz para escolherem as armações.
— Nem sempre as crianças encaminhadas necessitam realmente de óculos. Desta vez, a triagem indicou cerca de 300 crianças, mas não pudemos atendê-las de uma única vez. Priorizamos os casos mais sérios. No último exame feito pelo doutor Mauricio, em agosto do ano passado, ele prescreveu cirurgia para cinco crianças. Encaminhamos os casos para a prefeitura solicitando providências à Secretaria de Saúde. Um deles, o Lucas de Oliveira Santos, de 12 anos, da Escola Patrícia Jonas Santana, foi operado. Agora ele está sendo reexaminado para ver como está e se vai precisar de óculos — explicou a coordenadora, acrescentando que os outros quatro alunos ainda aguardam as cirurgias.
Desta primeira triagem do ano participaram 27 escolas, nas quais foram verificados problemas de visão em alunos com idades entre 6 e 14 anos. No entanto, em face de sérios problemas constatados em algumas crianças de três, quatro e cinco anos, elas também foram examinadas. Este serviço é patrocinado pelos rotarianos e a entrega dos óculos está prevista para acontecer no dia 2 de julho, na sede do Rotary Club Nova Friburgo, com a presença das crianças e seus responsáveis, dos membros do clube e demais convidados.
Para Mauricio Browne, o tempo que ele periodicamente dedica ao atendimento das crianças da rede municipal de ensino é gratificante. Faz questão de enfatizar que o trabalho realizado pela Márcia, Fátima, professores e demais rotarianos exige muito mais deles do que propriamente dele. Por fim, ressalta que 70% do aprendizado dos alunos dependem da visão.
— Sem a iniciativa e dedicação de todos eles, eu não teria a oportunidade de prestar este serviço que só me dá satisfação. Sozinho eu não conseguiria atender essa turminha, e devo dizer que fico profundamente feliz ao ver a alegria tanto dos alunos quanto dos pais. Saber que uma ação tão simples, praticada em algumas manhãs, por ano, podem fazer toda a diferença na vida de uma criança, realmente me comove. É um prazer imenso ver o sorriso de uma criança ao enxergar o que antes não conseguia ver, perceber a autoestima recuperada, a segurança que passa a ter, não só na escola, como na vida, na sociedade, como um todo. Não tem como ficar indiferente — declarou.
Deixe o seu comentário