Inscrições para o Enem 2011 já estão terminando

quarta-feira, 08 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando ao fim. Até o momento, segundo o Ministério da Educação, já são mais de três milhões de inscritos. Os estudantes interessados em participar têm até 10 de junho para se inscrever no site , imprimir o boleto bancário e pagar taxa de R$ 35. Estudantes que concluirão o ensino médio em 2011 em qualquer instituição da rede pública declarada ao censo escolar ou que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderão ser isentos da taxa através do sistema de inscrição, com a necessidade de apresentar documentos que comprovem a condição, que ainda serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção. As provas deste ano acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro.

Universidades federais, estaduais e particulares de todo o país utilizam a prova como acesso para cursos superiores. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que mais de seis milhões de estudantes façam a prova em 2011. O exame é dividido em quatro provas objetivas e uma redação. As provas objetivas tratam de ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; e matemática e suas tecnologias. Cada parte trará 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões.

No Rio de Janeiro sete instituições de ensino superior integram o Enem ao seu processo seletivo. São elas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cento Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Estas usam o Sisu para preencher todas as vagas. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aproveita o teste para 60% das vagas e a Universidade Federal Fluminense (UFF) para 20% das vagas. O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) só usa o Sisu para preencher vagas remanescentes. O exame também é a forma de acesso para o Programa Universidade Para Todos (ProUni). A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ainda realiza seu vestibular separadamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade