Palestra do Senai Moda e Design lota o Rio-à-Porter

segunda-feira, 06 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Cerca de 500 pessoas prestigiaram a apresentação do Senai Moda e Design no ‘Rio-à-Porter’, na última terça-feira, 31 de maio. As palestras de Valéria Delgado, coordenadora de design, e Carol Fernandes, estilista do Senai Moda e Design, lotaram o Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Durante o evento, as especialistas falaram sobre as macrotendências de comportamento e consumo para o inverno 2012, como neossurrealismo, vício do exagero, curadoria digital e santuário primitivo. De acordo com Valéria Delgado, “foi feito uma previsão do inverno 2012, através de daa equipe formada por aproximadamente 40 pesquisadores de todo o país. São quatro macrotendências que norteiam os estudos que servem de base para os empresários do setor”. O trabalho de pesquisa foi elaborado por uma equipe de profissionais do programa Senai de Gestão do Design, do Senai Nacional, coordenado pelo núcleo Rio de Janeiro.

A estilista Carol Fernandes mostrou que a emotividade e os exageros estarão em alta no outono/inverno do ano que vem. “É preciso dar um valor a mais às peças. Que tipo de sensação o produto vai gerar no consumidor?” indagou Carol. A natureza e a tecnologia também irão se unir para criar uma identidade moderna que junta simplicidade à ideias criativas.

Partindo das macrotendências principais, Valéria Delgado explicou que são traçados os perfis dos consumidores. “Nos desfiles de moda conseguimos ver o que nos dizem as macrotendências e como estas vão se transformar em peças”, explicou Valéria. Entre os consumidores que possuem estilo contemporâneo, romântico, esportivo, sensual ou irreverente, as cores fortes se destacam, assim como a androgenia, o exagero e as peles falsas.

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