Orquestra Candido Mendes na reabertura do Teatro Municipal

sexta-feira, 03 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Orquestra Candido Mendes na reabertura do Teatro Municipal
Orquestra Candido Mendes na reabertura do Teatro Municipal

Um concerto da Orquestra Candido Mendes marcará a reabertura do Teatro Municipal de Nova Friburgo, amanhã, 4, às 20h. O espaço cultural mais solene do município serrano estava fechado desde janeiro devido à tragédia e retoma sua programação graças à iniciativa da Universidade Candido Mendes, que apoiou as reformas necessárias para devolver o teatro à população, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A orquestra subirá ao palco do Municipal sob a regência do maestro Francisco Fernandes Filho, num concerto que promete encher de alegria e esperança o Teatro Municipal. Serão oito peças, de autoria de consagrados compositores. E a seleção das peças, a pedido do pró-reitor de coordenação e expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, foi feita cuidadosamente, com o objetivo de levar otimismo ao povo friburguense.

— A Universidade Candido Mendes vem agindo com a responsabilidade social necessária para contribuir para a renovação de nossa cidade desde fevereiro, quando lançamos o projeto A Nossa Friburgo. Foram várias atividades, na área de turismo, envolvendo nossos alunos de Jornalismo e Publicidade. Agora, contribuímos para a reabertura do Teatro Municipal, por entendermos que a cultura é fundamental neste processo de renovação. E nada melhor do que a Orquestra Candido Mendes para abrilhantar esta noite tão importante para todos os friburguenses — afirmou o pró-reitor, lembrando que a Casa de Música da Ucam já desenvolve, há anos, oficinas de música para que a população possa aprender a tocar instrumentos, com mais de 200 alunos.

O secretário de Cultura e diretor da Ucam Nova Friburgo, Roosevelt Concy, fez questão de frisar que a festa deste sábado é da população de Nova Friburgo e municípios vizinhos, lembrando também que o Teatro Municipal é o mais solene equipamento cultural da cidade.

— A apresentação da Orquestra Candido Mendes, marcando a reabertura do Teatro Municipal de Nova Friburgo, palco de tantos espetáculos importantes e que já fazem parte da história de nossa cidade, vem coroar o trabalho que a Universidade Candido Mendes desenvolve em nossa região há décadas, sempre em sintonia com as demandas da nossa população. E não poderia ser diferente agora, neste momento em que estamos trabalhando para tornar Nossa Friburgo ainda mais bonita — afirmou.

“A Nossa Friburgo”

O projeto acadêmico A Nossa Friburgo vem atuando com alunos de Jornalismo e Publicidade da Ucam na divulgação de notícias e campanhas para elevar a autoestima da população e incentivar o turismo em Nova Friburgo, com informações positivas nas redes sociais da Universidade Candido Mendes. Recentemente, a campanha “Nosso melhor produto é...” foi “adotada” pela Secretaria Municipal de Cultura, que cedeu o espaço da fachada do prédio da Oficina-Escola de Artes, na Praça Getúlio Vargas, para expor os trabalhos. Esta mesma campanha gerou dez mil cartões postais, que estão sendo distribuídos gratuitamente no Rio de Janeiro, Niterói e em Nova Friburgo, divulgando as belezas da serra.

Através do projeto, alunos de todos os cursos do campus da Ucam em Nova Friburgo participam da Gincana Cidadã, uma competição que já garantiu quase 70 colchões à Creche Colmeia do Senhor, 126 resmas de papel A4 para a Associação Friburguense dos Amigos e Pais do Educando — Afape — e, nesta fase, arrecada pacotes de fraldas geriátricas que serão entregues ao Lar Abrigo Amor a Jesus — Laje.

A Universidade Candido Mendes também é a principal parceira da Secretaria Municipal de Turismo na realização do evento Hoje é Domingo, que teve sua primeira edição em abril, reunindo mais de 20 mil pessoas na Avenida Alberto Braune. No próximo dia 19 de junho, a festa para a garotada vai se repetir, com a participação de alunos e professores dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Licenciatura em Música, oferecendo oficinas de artes, TV, jornal impresso e música, além de distribuição de pipoca e brindes. E, no final do mês, um jornal será distribuído na orla carioca, convidando os turistas a curtir o frio de Nova Friburgo nas férias de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade