A Biblioteca Municipal de Nova Friburgo fez um importante avanço para receber deficientes visuais. Um convênio feito pela Prefeitura através da Secretaria Pró-Leitura, com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, trouxe para a cidade quatro aparelhos de som, fones e um acervo de mil livros em CD de diversos gêneros literários, até mesmo didáticos. As obras também poderão ser levadas para casa.
Polo avançado da Audioteca Sal e Luz, no Rio de Janeiro, a Secretaria Pró-Leitura tem promovido encontros de leitura com deficientes visuais filiados à Associação Friburguense de Deficientes Visuais (Afridev), através da Biblioteca Municipal. O secretário Pró-Leitura, Álvaro Ottoni, destacou que “a audioteca representou uma grande conquista para a biblioteca, pois só tínhamos, até então, livros em braile para os deficientes visuais, o que também é importante. Porém, quando a deficiência não é nata e sim adquirida pela vida, a dificuldade do aprendizado de leitura em braile é significativa. E mais: um livro grosso como Harry Potter, por exemplo, uma vez apresentado em braile, é disponibilizado em 12 volumes grandes, enquanto num simples CD se armazena o livro que se desejar”, disse Álvaro.
Os portadores de necessidades especiais podem se associar gratuitamente à Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h. A biblioteca também realiza consultas sobre o acervo e reserva de títulos através dos telefones (22) 2521-1761 ou 2522-3795 e pelo e-mail secretariaproleituranf@hotmail.com. A biblioteca fica na Rua Farinha Filho 50, Centro (anexo à Câmara Municipal).
Deixe o seu comentário