Neste sábado, 28, a partir das 8h, o oftalmologista Mauricio Browne de Paula atenderá em sua clínica na Rua Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, 85 crianças de 27 escolas da rede municipal de ensino em mais uma atividade do projeto “De olho no futuro”, promovido pelo Rotary Club Nova Friburgo. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, através da coordenadora de projetos especiais, Maria de Fátima Carestiato da Silva, foram identificadas as crianças com deficiência oftalmológica através de uma triagem inicial nas escolas. A segunda etapa é o exame com o oftalmologista. Mauricio Browne de Paula é rotariano e abriu sua clínica para atender as crianças gratuitamente.
Os alunos que necessitarem usar óculos deverão ir a uma ótica parceira da iniciativa e escolher as armações que melhor se adaptem aos seus rostos. Os óculos são patrocinados pelo Rotary Club Nova Friburgo e os entrega em uma data específica com a presença das crianças e dos responsáveis, das escolas e da coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Educação, além dos rotarianos.
De acordo com Márcia Carestiato Sancho, coordenadora do projeto “De olho no futuro”, a detecção de alguma deficiência visual geralmente é observada nas salas de aula pelos professores. A dificuldade ao enxergar pode ainda ser uma das principais causas do baixo rendimento escolar. Das 27 escolas integrantes da iniciativa, a Messias de Moraes Teixeira, no bairro Olaria, é a que mais possui alunos beneficiados: dez, todos entre sete e dez anos de idade.
Deixe o seu comentário