No último domingo, 15, os alunos do Curso Pré-Militar Seab (Sistema de Ensino às Armas Brasileiras) emocionaram as autoridades militares do Sanatório Naval de Nova Friburgo (SNNF), 11º Batalhão de Polícia Militar e do 6º Grupamento de Bombeiro Militar. Isto porque em cada uma das instituições, entoaram respectivamente os hinos da Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em uma demonstração de garra, postura, respeito e alto nível de cidadania. O Polo Nova Friburgo do Seab (que engloba também jovens de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo) tem na Coordenação Pedagógica Regional Setorial o professor Guilherme Jatobá.
Segundo Guilherme, o sucesso do curso se deve ao trabalho desenvolvido pela major Maria Clara Mattos, que ministra as aulas de música e cidadania, além do trabalho de disciplina por parte das sargentos inspetoras e professoras Norma Arenas, Ana Lúcia Nunes e Souza e Anna Paula Lima, além do trabalho realizado pelo corpo docente que atua diretamente em sala de aula.
As visitas foram iniciadas às 9h, no Sanatório Naval, com recepção do capitão de corveta Pereira Lima, que após o discurso, apresentou o comando de plantão destacado para mostrar aos visitantes todo o espaço físico e o funcionamento do SNNF. Na oportunidade, o diretor-comandante do dia entregou três medalhas de condecorações do Seab aos pré-militares Lincoln Barcelos e Maurício Alves Salustiano Júnior, da turma de oficiais, e Hitler Clemente Octávio, da turma de aspirantes.
Em seguida o grupo se dirigiu ao 11º BPM, onde foram recepcionados pelo aspirante a oficial Artur José Oliveira de Barros (representante do comandante, coronel Marcelo Freimann) e pela policial Sanglard. Após conhecerem todo o batalhão, os visitantes puderam conhecer as viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o canil, tudo devidamente registrado em muitas fotografias e filmagens.
Após, os pré-militares se deslocaram para o 6º GBM, onde foram recepcionados pelo aspirante a oficial Santana Silva (representante do comando), que apresentou todo o destacamento de plantão, determinando que todas as mais modernas viaturas fossem mostradas aos visitantes, o que causou verdadeiro furor entre todos, devido à beleza e à alta tecnologia dos equipamentos.
Dois pré-militares que prestarão concurso futuro para o Corpo de Bombeiros — Peterson da Silva e Filipe Simão Pereira Nascimento — entregaram ao oficial de dia uma placa de prata do Seab, em homenagem aos relevantes serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros a toda população do estado, e em especial, a Nova Friburgo. Na placa, os Bombeiros Militares são chamados de “Heróis Nacionais”.
As instituições militares que receberam a equipe do Seab serviram lanches para os visitantes, criando, assim, um laço de afinidade com aqueles que estudam e almejam alcançar aprovação futura nos concursos federais e estaduais para ingresso nas forças armadas e auxiliares.
Os três comandos elogiaram as homenagens que receberam do Seab e se colocaram à disposição para futuras visitas dos pré-militares que ingressam nos cursos promovidos em todo o Brasil pelo Sistema de Ensino às Armas Brasileiras.
Segundo o professor Guilherme Jatobá, os términos dos cursos pré-militares dos seus polos de atuação como coordenador — Teresópolis e Nova Friburgo — estão previstos para os dias 18 e 19 de junho próximo, respectivamente, com cerimônias de formaturas agendadas para os dias 1º e 2 de julho.
Ainda de acordo com o coordenador pré-militar, no segundo semestre deste ano deverá ocorrer um novo curso, com duração de quatro meses — agosto a dezembro — e os interessados podem ligar para os números (22) 2523-2298 ou 8809-7424, e obter informações do professor Guilherme Jatobá.
Os cursos do Seab em Teresópolis e Nova Friburgo funcionam, respectivamente, no Complexo Educacional Colégio e Curso P & C e no Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), das 13h às 17h20, aos sábados e domingos. Desta forma os interessados em prestar curso pré-militar não precisam prejudicar suas atividades semanais, reservando os finais de semana para sua preparação aos concursos militares.
Deixe o seu comentário