A moda do projeto Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, marca presença na edição primavera-verão do Senac Rio Fashion Business. Ao todo, 80 micro e pequenas empresas do comércio de atacado e varejo de 16 regiões do Estado do Rio mostram suas criações a compradores do Brasil e do exterior na Marina da Glória, entre os dias 24 e 27. O número de empresas cadastradas dobrou em relação à edição 2010 do evento e as grifes participantes representarão os segmentos de moda infantil, feminina e masculina; homewear; moda praia; sportwear; surfwear; e bolsas, calçados e acessórios.
— Atualmente o mercado de moda responde por mais de três milhões de empregos formais no Rio de Janeiro. É também o terceiro empregador no estado e o segundo no Brasil. O setor gera oportunidade, trabalho e renda em todas as regiões do estado. O programa Núcleo Criativo, desenvolvido desde o início de 2010, tem o objetivo de fortalecer micro e pequenas empresas, incentivar o empreendedorismo e inserir a moda carioca e fluminense nos mercados nacional e internacional — explica Laumar Junior, superintendente de produtos e serviços da Fecomércio-RJ. O programa é desenvolvido pela Fecomércio-RJ, em parceria com os sindicatos filiados.
Através do Núcleo Criativo, as empresas participantes buscam atingir o amadurecimento e o conhecimento profissional necessários para atuarem com competitividade. Para isso, são acompanhadas no desenvolvimento de estratégias de comercialização e na capacitação em gestão empresarial. As empresas também recebem orientação para a reavaliação de suas identidades visual e comercial, além de contarem com a consultoria de profissionais especializados na preparação de suas coleções.
Este ano foram promovidas reuniões, palestras e workshops ao longo de três meses. As oficinas foram elaboradas pela equipe do Núcleo Criativo, com apoio do consultor Felipe Rocha e a participação da executiva de marketing da grife Enjoy, Gisele Dahis. Novos micro e pequenos empresários puderam se juntar aos participantes do projeto e receberam orientações sobre estilo e tendências para a próxima estação, além de noções de marketing e precificação de produtos. Segundo Laumar Junior, a evolução do programa é “consistente e qualificada, pois o número de núcleos criativos saltou de oito, em maio de 2010, para 12, em janeiro de 2011, chegando agora a 14. No mesmo período, o número de marcas dobrou de 40 para 80”. O superintendente da Fecomércio-RJ ressalta que a participação num grande evento de moda como o Senac Rio Fashion Business proporciona visibilidade nacional e internacional às micro e pequenas empresas que têm a oportunidade de apresentar suas marcas a compradores de todo o Brasil e de dezenas de países presentes ao evento. Outro fator importante é a geração de negócios para quem expõe seus produtos. Estas empresas representam 16 regiões do estado: Angra dos Reis; Barra Mansa e Valença; Barra do Piraí e Volta Redonda; Três Rios e Miguel Pereira; Petrópolis; Teresópolis; Nova Friburgo; Itaperuna; Campos; Cabo Frio; São Gonçalo; Niterói e Rio.
Sul Fluminense duplica Núcleo Criativo: 11 marcas no Senac Rio Fashion Business
O desenvolvimento da moda no Sul fluminense tem sido tão expressivo nas três últimas edições do Senac Rio Fashion Business que o Sistema Fecomércio-RJ, em parceria com os sindicatos do Comércio Varejista de Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença e Volta Redonda, decidiu dividir em dois o Núcleo Criativo do Sul Fluminense na mostra primavera-verão da bolsa de negócios da moda, de 24 a 27 deste mês, na Marina da Glória.
Mesmo com suas principais cidades atingidas pelas chuvas de janeiro, a Região Serrana terá uma representação forte no evento. O Núcleo Criativo de Petrópolis da Fecomércio-RJ marca sua quarta presença com sete marcas de moda feminina selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis. Quatro empresas foram selecionadas pelo Sistema Fecomércio-RJ e pelo Sindicato de Comércio Varejista de Teresópolis e região para integrar a terceira participação do Núcleo Criativo local. Sucesso na estreia do Núcleo Criativo de Nova Friburgo, da Fecomércio-RJ, na mostra outono-inverno, em janeiro de 2011, as marcas Gustavo Coelho (de bolsas em tecido) e Dona Ephigênia (moda feminina), por problemas com sua mão de obra, atingida pelas chuvas de janeiro, não participarão este ano da mostra primavera-verão do Senac Rio Fashion Business. Entretanto, numa prova da vitalidade da vocação municipal para a moda, o Sindicato Varejista local e o Sistema Fecomércio-RJ selecionaram outras cinco empresas para esta edição. A Tardene apresentará coleções de lingerie fina, a Paiol e a Amanita Muscaya apostam na homewear, a Ecoarte vem com sua linha de camisetas e bolsas artesanais, enquanto a Marisa Portela traz joias e bijus.
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