Grupo de guardas municipais cria blog na internet para reivindicar melhorias

quarta-feira, 18 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Karina Monnerat

Membros da Guarda Municipal de Nova Friburgo criaram um blog e perfis em sites de relacionamento para reivindicar melhorias às condições de trabalho e serviço prestado à população. Nas postagens, que não são assinadas, é questionada a falta de estrutura, como material de defesa pessoal, farda, veículo para ronda, ajuste salarial, entre outras questões.

Entre as principais reivindicações está o pedido de adicional de risco de 40% no salário, já que os guardas atuam na área da segurança, o que os submete a situações de periculosidade. Outra questão levantada é o auxílio-alimentação. De acordo com os responsáveis pela página na internet, a Guarda só disponibiliza o almoço no restaurante popular da Prefeitura — o que faz muitos funcionários saírem de bairros distantes onde estão atuando para almoçarem no Centro em apenas uma hora de intervalo, e muitos que não podem deixar seus postos têm que pagar a alimentação do próprio bolso.

Entre todas as reivindicações e questionamentos do blog, as principais questões estão ligadas à falta de estrutura de trabalho e a projetos extintos. Segundo o grupo, a Guarda não possui sequer capa de chuva para trabalhar em eventos a céu aberto. Faltam ainda equipamentos de defesa pessoal, como spray de pimenta ou aparelhos de choque — o que dificulta o trabalho em algumas operações. Os guardas pedem também que projetos que foram iniciados e hoje não são executados sejam retomados, como é o caso da Guarda Ambiental, que fazia o acolhimento em pontos turísticos da cidade, como o Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, além do trabalho de conscientização e preservação da natureza, a Ronda Ciclística, em que os guardas faziam rondas em bicicletas nos principais bairros da cidade, levando segurança às comunidades, e a Ronda Escolar, objetivando inibir a venda de drogas e a violência em frente às escolas municipais, além de palestras de conscientização junto aos alunos.

Outras reivindicações do grupo são pelo aumento de viaturas e cursos de capacitação, aprimoramento e reciclagem para os profissionais, com noções de uso de equipamentos, defesa pessoal e abordagem.

André Luís Santos, subsecretário da Guarda Municipal, esclarece que é solidário a todas as reivindicações referentes às condições de trabalho e salário e defende todos que buscam essa melhoria de maneira honrada e autêntica. Concorda com a iniciativa do blog e diz ser contra as inverdades que estão sendo publicadas, como promoções indevidas e ações com menores sem a presença do Conselho Tutelar. Ele explica ainda que reconhece a falta de estrutura, de equipamentos, fardas e veículos e, principalmente, a baixa remuneração, que deveria ser maior, já que todos os guardas colocam sua vida em risco quando estão trabalhando.

O grande problema da Guarda Municipal hoje, de acordo com André, é a falta de efetivo. O número de guardas é insuficiente para fazer todas as ações necessárias no município e estar presentes nos locais que necessitam de vigilância. Para um trabalho com mais eficiência é necessário quase cinco vezes o número de guardas que trabalha hoje e, por conta deste baixo efetivo, os projetos que foram iniciados tiveram que ficar em segundo plano. Além deste problema, quase 60% dos guardas são de fora e de cidades distantes, como Cambuci e São Gonçalo, o que dificulta a realização de reuniões e cursos de aprimoramento.

O subsecretário informa ainda que foram enviados ofícios pedindo novas fardas e equipamentos para a Guarda, mas que não cabe a ele decidir quando o pedido será atendido. Segundo André, o pedido de aumento de viatura já foi atendido, um veículo já foi disponibilizado para uso e mais dois serão destinados ao trabalho da Guarda Municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade