Depois de uma aventura em sua moto, ao Peru e Argentina, em 2005, onde fez diversos contatos com motociclistas, desportistas e autoridades internacionais, o motociclista Augusto Lins e Silva começa neste sábado, 14, a segunda aventura, prevista até o estado americano do Alaska. Um dos motociclistas mais experientes de Nova Friburgo, ele vai cumprir uma viagem de 55 mil quilômetros de Nova Friburgo até Anchoras (Alaska). Ao todo ele ficará seis meses sobre uma moto 660 cilindradas, multimarcas, toda preparada por ele mesmo.
Nesse período ele passará por 17 países americanos: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia (América do Sul); Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala (América Central); México, Estados Unidos e Canadá (América do Norte). Na volta passa em Sturgis (Dakota do Sul - EUA), participa do maior encontro de motociclismo do mundo, vai até Guadalajara, no México, para a abertura dos jogos Pan-americanos, a convite do prefeito daquela cidade.
Ele será o 1° motociclista sulamericano a chegar a Sturgis pilotando sua própria moto desde a cidade de origem, Nova Friburgo. O desportista começará a parte internacional de sua viagem na Via 66, em Albuquerque, Novo México (EUA), cortará o Deserto de Mojave e seguirá até São Francisco, na Califórnia. De lá, até Seattle, atravessando o Canadá em Vancouver, seguindo em direção ao Alaska.
Nesta viagem ele estabelecerá um recorde mundial de motociclismo estradeiro de longa distância, na categoria veterano, e será o primeiro título mundial de motociclismo brasileiro.
Todas as despesas serão geradas por conta dele mesmo. “Não tive nenhuma ajuda não, mas entendemos que a cidade passou por uma tragédia incomensurável e vamos levar a bandeira de Nova Friburgo assim mesmo”, destaca Augusto.
Augusto foi recebido semana passada pelo prefeito Dermeval Neto, apresentou seu projeto ao chefe do Executivo municipal, a quem entregou uma camisa alusiva ao evento, recebendo de Dermeval um presente que levará para o prefeito de Anchoras, Dan Sullivan: um livro de fotos da cidade, da fotógrafa Regina Lo-Bianco, com dedicatória e autógrafo do prefeito Dermeval em inglês.
O único patrocínio que conseguiu foi da Iron Motos, que instalou um rastreador via satélite na moto, para que ele seja acompanhado durante toda a viagem em tempo real. Augusto gastará entre 15 e 18 mil dólares e fará a viagem sem nenhum tipo de apoio logístico na estrada. “Estarei eu, a moto e Deus, aliás, não tem melhor companhia”, ressalta o motociclista.
O friburguense participa pela manhã deste sábado, 14, de uma festa de despedida, recebendo amigos, parentes, motociclistas de todo o Brasil, no quartel central da Polícia Rodoviária Federal, no Marco Zero da Via Dutra. Às 14h ela dá a largada para a aventura.
Deixe o seu comentário