Editorial - Festa da esperança - 14 a 16 de maio 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

CENTO e noventa e três anos após sua fundação, Nova Friburgo enfrenta um dos piores momentos de sua existência, até então caracterizada pela tranquilidade, qualidade de vida e progresso econômico. Uma tragédia sem precedentes deixou profundas marcas que o tempo custará a cicatrizar. Mas a esperança persiste.

O LONGO período de reconstrução previsto pelos técnicos determina uma atividade municipal compatível com a gravidade do momento e pelas expectativas que os friburguenses têm acerca do futuro da cidade como centro de referência econômica e social na região. Será necessário um esforço extra da comunidade e dos nossos políticos para a reconstrução e isso exige a superação de muitas barreiras visando ao bem comum.

A UNIÃO não significa renúncia a valores e códigos partidários, mas, sim, benevolência com as questões que serão tratadas, sabendo que a via política será a estrada utilizada para referendar tais medidas. As divergências menores devem ficar em segundo plano quando se trata de resolver problema tão importante e grave para Nova Friburgo.

NESTA HORA de união, a atuação das entidades e instituições privadas juntamente com a comunidade, em todos os níveis, também será de grande importância, agregando os respectivos setores na tarefa de reconstrução. Já vimos exemplos desses esforços, como o trabalho das igrejas, da Firjan e da Acianf nos primeiros momentos da tragédia e como instrumentos de pressão junto aos organismos de auxílio à cidade além dos governos.

É PRECISO, agora, envolver mais e mais pessoas, associações e representações nesta tarefa. O trabalho de reconstrução de Nova Friburgo só será feito com a integração dos poderes públicos e a comunidade, além da imprescindível solidariedade humana. É hora de somar e não de dividir.

A FESTA dos 193 anos está sendo marcada pelo esforço, dedicação e tenacidade da população buscando alternativas para superar a crise atual, cujo desfecho se reverterá em benefício de todos. Acreditamos no sucesso da empreitada e na capacidade de superação de nosso povo, readquirindo a energia necessária para superar os desafios e transpô-los com a determinação que os acontecimentos determinam.

O 16 de maio é a celebração por um futuro melhor que, estamos certos, chegará para todos. É o desejo sincero de A VOZ DA SERRA nesta data tão significativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade