Mulheres de destaque merecem sempre reconhecimento

sexta-feira, 13 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Mulheres de destaque merecem sempre reconhecimento
Mulheres de destaque merecem sempre reconhecimento

Duas mulheres que têm suas atividades de apoio e defesa comunitária destacadas em Nova Friburgo foram reverenciadas recentemente pela comissão OAB Mulher, do núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil no município: a capitã bombeiro e médica Plícia Medel Andrade, e a advogada com atuação no apoio às mulheres vítimas de violência e aos dependentes químicos, Mayne Ribeiro. Ambas receberam certificados e flores em cerimônia no auditório da OAB. Também foi homenageada in memoriam, na ocasião, a promotora legal popular e líder comunitária no distrito de Campo do Coelho, onde morava, Lenir Reis, que morreu com o marido no soterramento de sua casa na tragédia de 12 de janeiro.

As homenagens às mulheres de fibra aconteceram por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e, de acordo com a presidente da comissão OAB Mulher, a advogada Vânia Batista Teixeira Ribeiro, serviu ainda para a comunidade conhecer a dedicação das homenageadas aos seus ramos de atividade. A capitã Plícia, por exemplo, atua nas equipes de resgate da corporação militar — e destacou-se na operação de salvamento do pai que hidratou o filho com a própria saliva durante o tempo em que permaneceram soterrados no desabamento da Rua Cristina Ziede. Plícia foi representada na solenidade pela amiga e também capitã bombeiro e pediatra, Débora Cristina de Souza. A tenente Amanda Lobosco, do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, enalteceu a conduta e a dedicação de Plícia em depoimento gravado.

A advogada Mayne — que se dedicou ao serviço de orientação e apoio às mulheres vítimas de violência, o Tecle Mulher, da extinta ONG Ser Mulher — enumerou alguns avanços nas políticas de defesa da mulher no município, como a retomada das obras da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam), implantação do Centro de Referência da Mulher (Crem) e a realização de cursos de formação das novas Promotoras Legais Populares (PLPs). Mayne também se emocionou com depoimentos gravados pela amiga Laura Mury, a ONG Fundação Natureza e familiares.

— Para mim, solidariedade é obrigação. Dependentes químicos e doentes mentais nem todos têm interesse em cuidar — disse a homenageada.

Lenir Reis foi lembrada com fotografias num telão e exaltada por sua fibra na luta em defesa da comunidade rural e especialmente das mulheres. A PLP Rita Ramalho se emocionou ao lembrar a atuação de Lenir e sua alegria contagiante.

— Hoje estou onde estou graças à força e ao incentivo da Lenir, uma verdadeira guerreira — disse Rita, emocionando ainda as filhas da homenageada, Cláudia Samico e Theresa Cristina Reis, presentes à solenidade promovida pela comissão OAB Mulher e a diretoria da entidade, representada pelo vice-presidente, Rômulo Luiz de Aquino Colly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade