Coobea firma parceria com Veterinários Na Estrada’

sexta-feira, 13 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, realizou durante quatro dias (7 a 10 de maio) mais uma campanha de esterilização (castração) em cães e gatos, em parceria com os Veterinários Na Estrada.

Segundo o novo coordenador da Coobea, o médico veterinário Luís Fernando Bonin, há intenção de promover a cada dois meses a mesma campanha — tendo em vista à necessidade do controle da população canina e felina em Nova Friburgo, assim como o controle das zoonoses, a redução dos animais abandonados, a orientação quanto à posse responsável, entre outros objetivos.

A Coobea, que tem contado com voluntários do projeto Veterinários Na Estrada, de São Paulo, esterilizou cerca de 200 animais, entre cães e gatos, durante os quatro dias. Para a veterinária Amélia Oliveira, idealizadora do projeto que percorre o país, estar em Nova Friburgo realizando procedimentos cirúrgicos em animais, gratuitamente, foi a forma que descobriu para retribuir o convite feito pelo novo coordenador da Coobea e o carinho que recebeu por onde passou, desde a sua primeira visita ao município, em 15 de janeiro.

— É quase impossível esquecer os números registrados durante os primeiros dois meses da tragédia. Foram esterilizados 678 cães e gatos nas localidades de São Geraldo, Pilões, Mariana e Campo do Coelho. Viemos para ajudar nos resgates e como ficamos aqui 64 dias, percebemos que os pássaros só voltaram a cantar após 15 dias. Muitos morreram, de todas as espécies, mas a ordem da natureza é multiplicar. Há um dado importante: dos animais que atendemos, 90% das fêmeas estavam no cio, o que significa que os animais estão por aí — explica a veterinária de vasta experiência.

Segundo o coordenador da Coobea, o trabalho de esterilização só está sendo possível em função das doações que os Veterinários Na Estrada recebem, doações estas não só em dinheiro, mas em mãos de obra qualificada na área. Hoje, no município, o projeto conta com os veterinários Eduardo Shigueru Mori e Camila Peloso Bello (São Paulo), Mari Patuelli (Fundação Natureza-NF), Vera Barreto (carioca que reside há nove anos em Nova Friburgo), Elias Fernando Emmerick Júnior (veterinário de Nova Friburgo), Cristina Pacheco (responsável por um canil na Fazenda da Laje), Guilherme Amorim (cabo do Exército, de São Gonçalo, que veio trabalhar como voluntário em resgate de vítimas), Maria da Conceição Rodrigues da Costa (do Loteamente São Cristóvão-NF), entre outros.

A idealizadora do Veterinários Na Estrada estima que com R$5 mil é possível realizar cerca de 80 procedimentos cirúrgicos, incluindo toda a logística necessária para os atendimentos. E por isso Luiz Fernando Bonin destaca a importância das doações para a continuidade do trabalho. Quem tiver interesse, ou melhor, sensibilidade à situação, deve acessar o site www.veterinariosnaestrada.com.br para saber como doar.

— Felizmente, das 200 cirurgias, não tivemos nenhum problema no período pós-operatório — destaca o veterinário Bonin, que junto com Amélia comemora o resultado positivo de tanto trabalho.

Durante os próximos meses, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, com sede na Vilage, em Nova Friburgo, pretende buscar parceiros para viabilizar outros serviços também importantes: implantação de microchip, para evitar abandono de animais; criação de ambulatório veterinário, para que famílias carentes também possam ter seus cães e gatos, aos moldes da Prefeitura do Rio de Janeiro, que possui o Hospital de Medicina Veterinária Jorge Vaitsmann; campanhas educativas direcionadas às crianças e jovens, para orientação sobre posse responsável e conhecimento sobre as Leis Federais que tratam os abusos e maus tratos a animais; e “cãoterapia”, utilizando métodos que possam ajudar em tratamentos de crianças portadoras de necessidades especiais.

Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Bem-Estar Animal é (22)2522-1356; e o atendimento é das 11h30 às 17h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade