Parceria com a Petrobras garante novos instrumentos para a banda Campesina

quarta-feira, 11 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Parceria com a Petrobras garante novos instrumentos para a banda Campesina
Parceria com a Petrobras garante novos instrumentos para a banda Campesina

Um reforço de peso para a Campesina Friburguense

Banda sinfônica adquire duas novas tubas e quatro trombones graças à parceria com a Petrobras. Novas aquisições foram apresentadas aos músicos no último fim de semana

A Campesina Friburguense se orgulha de ser a única banda sinfônica civil do Estado e, provavelmente do Brasil, a possuir atualmente os melhores instrumentos. A afirmação é de Carlos Magno da Silva, o Maguinho, presidente da instituição, fundada há 141 anos, e que vem fazendo bonito não só pelo Brasil, mas também mundo afora. Maguinho vem renovando todo o instrumental dos 70 músicos da banda através do projeto Reestruturando a Banda Campesina Friburguense, que tem patrocínio da Petrobras. Em apenas um ano e três meses da iniciativa a estatal já investiu pelo menos R$ 200 mil na aquisição de dois saxofones altos, dois saxofones tenores, cinco clarinetas, dois trompetes, um bombardino e duas trompas, além de 20 estantes, bongô, tubadino, tubofone, toda a percussão e uma bateria completa.

No último sábado, 7, durante o ensaio da banda para o desfile cívico militar do aniversário de Nova Friburgo (16 de maio), Maguinho reuniu os músicos, membros da diretoria e convidados, entre eles o vice-diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, Paulo Arthur Braga Coelho Júnior, para apresentar as mais novas aquisições instrumentais da banda com o subsídio da Petrobras: quatro trombones e duas tubas de quatro e três quadras com cilindros. As duas tubas trazidas do Sul do país por Maguinho custaram R$ 20 mil, cada. O vice-presidente de cultura da Campesina Friburguense, o tubista Fábio de Mattos Klein, um dos idealizadores do projeto de patrocínio conseguido depois com a Petrobras, explicou que o instrumental da banda já está praticamente todo renovado e que os instrumentos antigos não são descartados.

— À medida que adquirimos novos instrumentos com o subsídio da Petrobras, passamos os que estavam em uso para a nossa escola de música que reúne hoje 35 novos talentos no projeto Jovem Campesinista. Aqui nada se perde. Eu mesmo e a maioria dos músicos veio da banda escola — disse Fábio, orgulhoso com o nível dos instrumentos adquiridos de fabricantes com qualidade reconhecida no mercado.

Maguinho lembra ainda que a parceria com a Petrobras visa, além da renovação, a ampliação do instrumental.

— Hoje a Campesina Friburguense tem sua qualidade reconhecida e está apta a promover grandes concertos — observa o presidente, lembrando o êxito de apresentações na Alemanha, sob a regência do maestro Marcus Almeida, e intercâmbios realizados em Fribourg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade