Viva Rio: inscrições para concurso de agente comunitário terminam amanhã

quarta-feira, 11 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

A organização não governamental Viva Rio selecionará por concurso 12 agentes comunitários de saúde e defesa ambiental para atuar nas comunidades mais atingidas pela tragédia do último 12 de janeiro, no distrito de Conselheiro Paulino, especificamente nos loteamentos Floresta, Alto do Floresta e Três Irmãos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até amanhã, 12, das 9h às 17h, no Centro Comercial Adriano Afonso, na Rua Coronel João Teixeira 180, sala 6, no centro de Conselheiro. As provas de língua portuguesa, matemática (com conteúdo de ensino fundamental) e redação acontecerão no sábado, 14, das 9h às 12h, em local que só será divulgado no ato da inscrição ou no site www.vivario.org.br. O resultado final será conhecido no próximo dia 23.

Só poderão se inscrever moradores do distrito de Conselheiro Paulino — prioritariamente dos três loteamentos que serão beneficiados —, maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e em dia com as obrigações eleitorais. Os rapazes deverão apresentar ainda um documento comprobatório da dispensa militar. Para se inscrever é preciso estar munido de todos os documentos pessoais, comprovante de residência e escolaridade. É preciso ainda ter aptidão física, pois os agentes terão que percorrer a pé e rotineiramente todos os três bairros.

Os selecionados nas provas objetivas e redação — cujo resultado será divulgado no próximo dia 19 — serão convocados para a segunda etapa do concurso: uma entrevista pessoal, que será realizada no Centro Comercial Adriano Afonso, no próximo dia 20. A entrevista valerá dez pontos, com caráter eliminatório. Os critérios para seleção final serão: maior nota da entrevista e maior idade. Os aprovados receberão salários mensais de R$ 800, mais R$ 109 de insalubridade.

O que faz um agente comunitário de saúde e defesa ambiental do Viva Rio

Os agentes comunitários classificados no concurso da ONG Viva Rio terão que ter disponibilidade de trabalho de 40 horas semanais (oito horas por dia, de segunda-feira a sábado). Caso mude para outro bairro não contemplado pelo projeto, o agente será desligado da função. Caberá aos agentes desenvolver atividades preventivas em áreas com risco de deslizamentos de encostas ou enchentes, orientar moradores quanto à necessidade de prevenir doenças e como evitá-las, atuar em atividades de prevenção à saúde, com ações domiciliares, comunitárias e individuais, quando necessário. Para atuar na função, os agentes selecionados serão capacitados pelo Viva Rio.

Os aprovados no concurso atuarão com base nos diagnósticos demográficos e socioculturais das comunidades-alvo e suas atividades terão como objetivo também o auxílio a políticas públicas de controle e planejamento das ações de saúde, além do estímulo à participação da comunidade nas ações de prevenção e saúde ambiental. As visitas domiciliares serão periódicas, para o monitoramento das situações de risco. Mais informações sobre o processo seletivo no site do Viva Rio, ou através do telefone (21) 2555-3777.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade