Chorinho alegra moradores de Lumiar

quarta-feira, 11 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Anderson Frez Boy*

Os moradores de Lumiar foram contemplados com uma bela apresentação de chorinho no último sábado, 7, na quarta edição do evento. A roda de choro aconteceu na sede da Euterpe Lumiarense e contou com a participação de músicos de diversos lugares, para enobrecer ainda mais a noite.

A roda de choro é um projeto da Euterpe Lumiarense e o encontro faz parte do Regional-Escola, idealizado pelo músico Maurício Barreto, funcionário e colaborador da entidade. A reunião dos músicos tem como objetivo a apresentação do trabalho feito com os alunos. São eles que fazem a abertura e depois passam os pandeiros, cavacos, violões e flautas aos profissionais, que comandam um show contagiante.

O evento também objetiva enaltecer a música instrumental do país, com um breve documentário contando vida e obra de Jacob do Bandolim. Nascido no Rio de Janeiro em 14 de fevereiro de 1918, Jacob Pick Bittencourt foi um dos grandes nomes do choro brasileiro. Faleceu em 13 de agosto de 1969, mas deixou como legado o conjunto Época de Ouro, que permanece em atividade.

O evento de sábado foi prestigiado por amantes da música e do ritmo. Todos que estavam no local ficaram apaixonados e curtiram a apresentação com olhos fixos e até arriscando uma batucada ritmada na palma da mão. Só ficaram desanimados quando os instrumentos pararam de ecoar.

Os músicos encerraram os trabalhos, mas só por pouco tempo. O choro não acabou. Isso é que faz com que os sorrisos fiquem estampados nos rostos dos apreciadores do ritmo e da música que, sem dúvida, aguardam ansiosamente pela próxima roda de choro.

* estudante de comunicação

do campus local da

Universidade Estácio de Sá

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade