Mostrar o que Nova Friburgo tem de melhor — um presente para a cidade e sua população no mês em que o município comemora 193 anos. Este é o principal objetivo da campanha lançada pela Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Candido Mendes, que apresentam a exposição “Nosso melhor produto é”, dentro do projeto acadêmico A Nossa Friburgo. Dez trabalhos realizados por alunos de Publicidade da Ucam, sob a orientação do professor e artista plástico Mário Moreira, enfeitam a fachada do prédio que abriga a secretaria na Praça Getúlio Vargas. E revelam o que o secretário Roosevelt Concy denominou como “um pouco do muito” que a cidade tem a oferecer.
As peças foram produzidas pelos alunos da disciplina Criação Publicitária, do curso de Comunicação Social da Ucam. Elas apresentam a mesma frase: “Nosso melhor produto é”, com subtemas que destacam pontos positivos na cidade: lazer, sabor, encantamento, aventura, trabalho, terra, beleza, diversão, aproximação entre as pessoas. A base dos trabalhos é uma fotografia, que procura transmitir as sensações que os produtos friburguenses oferecem. Um exemplo é a peça que divulga o morango, cuja frase termina com a palavra “irresistível”. Outros trabalhos destacam as flores, as belezas naturais, o vinho, os produtos agrícolas.
A campanha, considerada uma das melhores já criadas pelos alunos de Comunicação Social da Ucam Friburgo nos últimos anos, contagiou o pró-reitor de Coordenação e Expansão, professor Alexandre Gazé, principal responsável e maior incentivador do projeto A Nossa Friburgo. Os trabalhos, que estão expostos no hall de entrada do prédio Vilage II, no campus da Ucam, no bairro Vilage, chamaram a atenção também do diretor da unidade, secretário de Cultura Roosevelt Concy.
— Trata-se de um presente de aniversário de nossos alunos para a cidade que chega aos 193 anos. Tivemos acesso ao material produzido por nossos futuros publicitários e não pudemos deixar de valorizar a campanha, que é de primeira qualidade e tem tudo a ver com o que o município está buscando: trabalhar uma pauta positiva, mostrando o melhor de nossa cidade. A Secretaria de Cultura vem oferecendo oportunidades de acesso à cultura à nossa população e esta campanha deixa de ser um produto acadêmico ao ganhar as ruas, transformando-se simplesmente em arte, acessível a todos — explicou o secretário de Cultura.
O pró-reitor Alexandre Gazé já anunciou que as peças publicitárias que valorizam os produtos de Nova Friburgo serão transformadas em cartões postais, a serem distribuídos gratuitamente em pontos comerciais e restaurantes do Rio e de Niterói, a fim de divulgar o município e atrair os turistas.
— A Universidade Candido Mendes vem cumprindo seu papel, através do projeto A Nossa Friburgo, trabalhando para elevar a autoestima da população e para incentivar a vinda de visitantes, pois o turismo precisa de mais investimentos e divulgação — afirmou.
Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social, Liliane Souzella, o trabalho comandado pelo artista plástico Mario Moreira superou todas as expectativas.
— Sabíamos que nossos alunos tinham um potencial a ser explorado, mas esta campanha de valorização dos produtos da cidade conseguiu surpreender a todos. Sem dúvida, foi a melhor criação dos alunos nos últimos anos. Eles captaram, com uma sensibilidade ímpar, o que o projeto A Nossa Friburgo vem buscando: elevar a autoestima da população, emocionar a todos e levar a alegria a todos os friburguenses. A turma de Criação Publicitária, através da Secretaria de Cultura, está dando um belo presente à cidade — opinou.
Alunos dão entrevistas e falam de suas expectativas
Um dia antes da exposição das peças da campanha “Nosso melhor produto é”, alunos das disciplinas Criação Publicitária e Redação Jornalística tiveram a oportunidade de dividir as expectativas. Os futuros jornalistas, integrando a Equipe Multimídia da Ucam que vem produzindo reportagens positivas sobre Nova Friburgo, puderam entrevistar o professor Mário Moreira e os autores da campanha, no laboratório de informática e no hall em que estão expostos os trabalhos. A reportagem será veiculada também no programa de TV Enfoque e na Rádio Livre Candido Mendes, que vai ao ar na Nova Friburgo AM, às sextas-feiras, 14h20.
Produtor de eventos e já tendo um de seus trabalhos premiados pelo projeto da Ucam Talento Cidadão, em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA, o aluno Felipe Mello, do 7º período, foi o autor da peça que valoriza a diversão na noite friburguense. Ele explicou que encontrou a inspiração para a peça em seu próprio ambiente de trabalho.
— O nosso melhor produto diverte — explicou Felipe, ressaltando ainda a importância do trabalho em grupo: — Trabalhamos como uma verdadeira agência de publicidade, mas com o foco da cidadania.
Aluno do 8º período de Publicidade, Danilo Silveira — que também teve seu trabalho destacado no Jubileu de Cáritas Diocesana de Nova Friburgo, com a criação da logomarca comemorativa — retratou o clima de aventura com seu trabalho, que mostra, na fotografia, um entardecer com uma pessoa praticando downhill — uma modalidade do mountain bike que consiste em descer o mais rapidamente possível um percurso. Adepto deste esporte, Danilo também procurou inspiração no seu dia a dia.
Como o foco da campanha foi mexer com a emoção e buscar em atividades próximas algo que pudesse se identificar com as características da cidade, a aluna Aline Condack conseguiu ilustrar bem tal sentimento. Foi na plantação de morangos que seu pai cultiva há décadas que ela encontrou sua inspiração, transformando-a em uma imagem que retrata a realidade, já que a cidade é um polo de destaque no Estado na produção desta fruta, durante todo o ano.
Ao saber que seu trabalho seria exposto, a aluna Helen Angelo afirmou sentir-se valorizada e feliz em poder colaborar, mostrando o que Nova Friburgo tem de melhor. Os outros alunos que integram a campanha são Daniele Bom, Vinicius Stael, Bernardo Pinaud, Anderson Curty, Janayna Elizabeth e Kellen Videira.
Professor Mário Moreira comemora repercussão
O professor e artista plástico Mario Moreira voltou a surpreender alunos e professores da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo. Com simplicidade e tranquilidade, ele conduziu a turma de universitários durante os últimos três meses e garantiu a realização de uma campanha considerada a melhor dos últimos anos. Em seu currículo na Ucam, orientando os alunos de Publicidade em disciplinas como Produção Gráfica e Criação Publicitária, Mario Moreira já realizou trabalhos de grande repercussão, como a campanha educativa para que as pessoas não jogassem lixo nas ruas e sobre a emoção do futebol.
“Nosso melhor produto é” superou todas as expectativas, segundo direção e coordenação de curso. Mário Moreira considerou o trabalho dos alunos bastante positivo e concordou que superou as expectativas — nem ele mesmo imaginava uma repercussão e incentivos tão grandes. O professor explicou que, desde o início, todos os alunos trabalharam integrados, em equipe, da concepção da ideia inicial até a definição do conceito final da campanha. Segundo ele, a ideia inicial era buscar fotografias que mostrassem ao turista uma Nova Friburgo autêntica, retratando pessoas saindo de prédios, feirantes em suas barracas, estudantes nas escolas, cenas rotineiras.
— A partir de uma fotografia apresentada pela aluna Daniele Bom, nosso foco mudou. A imagem revelava pessoas satisfeitas, felizes. A partir daí, o foco deixou de ser o produto em si e passou a ser a sensação e emoção causadas por eles, acompanhadas da frase que intitula os trabalhos. Deu certo, criou-se uma identidade visual e conceitual e os alunos iniciaram a produção das peças — detalhou o artista plástico.
O professor destacou ainda outra faceta da campanha: dar mais profissionalismo e inserir os alunos no mercado de trabalho, com novas experiências.
— Trabalhar sob pressão, fazer rigorosamente o que for pedido, cumprir prazos e nunca subestimar o alcance do trabalho são características indispensáveis a um bom publicitário e os alunos demonstraram, com esta campanha, que preenchem tais pré-requisitos. Além disso, cada peça produzida por eles irá compor seu portfólio, importante diferencial de mercado — finalizou.
Participaram desta reportagem os alunos de Jornalismo Angelica Brust, Carla Dayane, Diego Malavazi, Eduarda Emmerick, Jacson Barreto, Julio Cesar, Kiscila Maria, Lucas Pinheiro, Luiz Victor Neves, Paula Fernandes, Priscila Hovernek, Taína Azevedo e Vitor Martins.
Deixe o seu comentário