Exposição de flores de Holambra no aniversário da cidade gera polêmica e indignação entre produtores

segunda-feira, 09 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Exposição de flores de Holambra no aniversário da  cidade gera polêmica e indignação entre produtores
Exposição de flores de Holambra no aniversário da cidade gera polêmica e indignação entre produtores

Karina Monnerat

A Prefeitura de Nova Friburgo está organizando uma série de eventos para celebrar o aniversario da cidade em 16 de maio. Entre as comemorações está prevista para os próximos dias 12 a 22, na Praça Getúlio Vargas, a 1ª Nova Friburgo Expo Flores, que mostrará em 12 estandes 200 espécies de mudas e plantas ornamentais vindas da cidade que é a maior produtora de flores do Brasil.

O evento tem causado grande indignação entre a população, floristas e donos de horto, já que Nova Friburgo possui cerca de 500 produtores de flores e é a segunda maior produtora do Brasil, sendo a maior no estado do Rio de Janeiro, o que torna a cidade de Holambra grande corrente dos floristas locais. Em sinal de protesto membros da população friburguense estão fazendo campanha de boicote ao evento nas redes sociais e blogs da cidade convidando as pessoas a não comprar as flores que estarão à venda nos estandes.

Silvio César, proprietário do horto Silvinho Paisagismo, se diz revoltado com a vinda de floristas de fora. Segundo ele, a cidade possui material, mão de obra e estrutura, sendo desnecessário trazer pessoas de outros locais, que, de acordo com ele vão lucrar e levar o dinheiro apurado para investir na economia de outra cidade. “É falta de respeito com os produtores que estão se reestruturando depois da tragédia das chuvas, muitos floristas perderam tudo e precisam vender”, se indignou o hortista.

Em entrevista ao jornal A VOZ DA SERRA, o secretário de turismo, José Motta, informou que todos os floristas da cidade foram convidados a participar da exposição sendo disponibilizado para eles um estande para venda de arranjos florais e também foi oferecido aos donos de hortos um espaço para divulgação do trabalho feito por eles. O secretário esclareceu também que Nova Friburgo produz flores de corte e as flores trazidas de Holambra serão flores de vasos, o que não vai acarretar concorrência para venda de flores locais. De acordo com ele os produtores da cidade não possuem infraestrutura para realizar um evento desse porte, por isso haverá participação de produtores de fora.

— A exposição foi colocada após o período de dia das mães para não prejudicar a venda dos floristas locais nesta época em que a saída de mercadorias é grande — esclareceu José Motta. O secretário disse ainda que existe um projeto de restauração do jardim da Praça Getúlio Vargas e que os donos de horto já foram convidados a enviar seus projetos de restauração.

José Motta informou também que a grande indignação dos produtores locais é em relação ao nome do evento, o que já foi solucionado visto que o evento passará a se chamar 1ª Nova Friburgo Expo Flores (e não mais Expo Holambra — cidade paulista com grande produção de flores — como anunciado anteriormente) e que é diferente ainda da Festa da Flor — que acontecerá em setembro. Na praça serão expostos ainda, a partir da semana que vem, produtos naturais como mel e linguiça produzidos na cidade, além da exposição “Cabras da Serra” na Praça Getúlio Vargas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade