Proibida durante muito tempo pela Anvisa (Agencia de Vigilância Sanitária) no Brasil devido à suposta falta de estudos suficientes, a creatina foi há pouco tempo liberada para a alegria de muitos que praticam musculação e querem um aumento de massa muscular (hipertrofia).
Muito falada e muito querida nas academias, poucas pessoas sabem o que realmente é esta substância. A creatina é uma substância produzida pelo organismo a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Ela também é obtida através da alimentação de produtos fonte.
Sua função no organismo é basicamente fornecer energia durante atividades de muito curta duração, momentos de explosão, por exemplo. Nestes casos o organismo não tem tempo de utilizar a glicose como fonte energética (pois sua quebra demanda mais tempo) e por isso utilizamos o sistema creatina-fosfato. Assim, para que a creatina ingerida pelos praticantes de musculação faça o efeito desejado o treinamento deve estar também voltado para o uso deste sistema como fonte energética. Não adianta, portanto o praticante fazer o uso da creatina se o seu treinamento está voltado para o uso de carboidratos ou gordura como fonte energética.
Como eu sempre digo, alimentação e treinamento têm sempre que andar juntos, pois isoladamente nenhum dos dois atingirá o resultado desejado.
No treino de musculação a creatina seria utilizada principalmente nos casos de força máxima. Nestes casos ela poderia ajudar a um aumento de força durante o treino (o que conseqüentemente geraria a hipertrofia).
Focando mais no caso de atletas, a creatina pode ser muito útil, pois em muitos esportes é este momento de explosão que define um resultado. Por exemplo, no boxe a energia da explosão de um soco ou de um chute ou a energia para um sprint final de uma corrida podem ser fornecidas pelo sistema creatina fosfato.
Além disso, vale sempre lembrar que nem todo mundo pode fazer uso deste suplemento. Há sim contraindicações. As dosagens e os ciclos devem ser minuciosamente orientados e respeitados! A ingestão de líquidos é um fator que também não pode ser esquecido.
Espero ter esclarecido.. Até semana que vem!
Dra. Julia Engel atende na Rua Monte Líbano 55/106.
Telefone: 2523 3042
Deixe o seu comentário