A Associação Friburguense de Imprensa (AFI) também foi atingida na tragédia de janeiro, porque, além da água que entrou aproximadamente 30 centímetros na sede da Praça Getulio Vargas, a AFI foi arrombada e teve parte de seu patrimônio roubado. Entre o que foi perdido está toda a história da associação, que estava no computador e em disquetes, que também foram furtados. Um prejuízo muito grande, porque tudo terá que ser recuperado para que a entidade tenha vida normal novamente. Reunida recentemente, a diretoria definiu a realização de uma campanha de recuperação da AFI, que terá apoio da Universidade Candido Mendes e Legítima Produções e Eventos.
Tudo isso também prejudicou o planejamento de 2011, com várias atividades já previstas nas áreas de cultura, educação e esporte — e a AFI se limitará a organizar apenas as comemorações dos 54 anos no dia 20 de junho e a entrega da comenda que este ano homenageará o saudoso fundador da Rádio Nova Friburgo AM, Aluísio Chaves de Moura. Esta comenda será entregue anualmente, no dia do aniversário da AFI — que também é Dia da Imprensa — a três personalidades da cidade indicadas pela diretoria.
A AFI também realizará um trabalho junto aos mais de 200 associados para que possam colaborar no que se refere a documentos, fotografias, jornais antigos e tudo que puder ser feito para resgatar sua história. Também serão ativados os parceiros da AFI, para que possam colaborar nesse trabalho de recuperação: Gigalink, Apae, Candido Mendes, Prefeitura, Lyons, Legítima e Academia de Letras, que foram fundamentais nesses anos em que a atual diretoria está no comando da entidade.
No próximo dia 28, com primeira chamada às 18h30 e segunda com qualquer número de associados, será realizada assembleia extraordinária de prestação de contas, para dar uma satisfação ao associado de tudo o que foi feito até hoje.
TRAGÉDIA
Como se trata de uma entidade sem fins lucrativos e ligada também à cultura, educação e esporte, a AFI se movimentou na tragédia e atendeu a 15 famílias com cestas básicas, material de limpeza, roupa de cama, água e víveres. Além disso, a entidade também atendeu a Casa dos Pobres, Apae, Afape, Apac, Paróquia de Sant´Anna, Lar Abrigo Amor a Jesus, Obra Social Monsenhor Teixeira, Casa dos Velhinhos e Mosteiro da Santa Cruz. As doações recebidas vieram da Arquidiocese de Niterói, Sonhart Confecções em Londrina (PR) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Rio das Ostras.
Deixe o seu comentário