Projeto Rural Legal quer desenvolver qualidade de vida em Campo do Coelho

segunda-feira, 25 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

No último sábado, 16, foi realizado mais um encontro da Oficina do Sabor. A ação, que faz parte do projeto Rural Legal, desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), em parceria com a Kinderdorf-Rio, tem reunido moradoras do 3º distrito, Campo do Coelho, ensinando receitas caseiras e tradicionais da população local de forma descontraída e prazerosa. Comandada pela vice-presidente de Serviços, Turismo e Cultura da Acianf e também diretora da Kinderdorf-Rio, Dalva Brust, a Oficina do Sabor acontece na Aldeia da Criança Alegre, em Centenário, no 3º distrito, aos sábados, a partir das 14h.

As próprias moradoras têm ministrado as oficinas, de forma a valorizar a tradição da população e os ingredientes locais. No primeiro encontro, a própria Dalva foi quem ensinou uma receita de pão de ervas alemão; no segundo, a moradora Miracelva Verly ensinou sua receita de pão com calabresa. No dia 2 passado, foi a vez de Lotide da Conceição Costa, a dona Tide, compartilhar a receita de sua broa de inhame e batata doce nas folhas de caeté; e no dia 9, foi Denilza Schuenck, quando a tarde foi de pastéis.

A intenção é apresentar às participantes uma alternativa de complementar a renda familiar. Enquanto o forno finaliza a receita, uma boa roda de conversa vai garantindo a intimidade do grupo e a informação despretensiosa chega às mulheres do campo, atingindo diferentes aspectos da vida familiar e do trato feminino.

No dia 9 também foi iniciada a Oficina do Talento, onde Marlene Klein ministrou aulas de artesanato. A convidada para a aula inaugural foi a psiquiatra Isabelle Marie de Preaulx Alves, de Curitiba, que ensinou aplicações de patchwork. Quem desejar doar materiais ou, com sua experiência, ensinar as alunas, poderá fazer contato com a Acianf ou com a Aldeia da Criança Alegre e estará contribuindo com o Rural Legal. E os diversos cursos estão apenas começando, como no último sábado, com início do curso Orientação para o Trabalho, que inclui RH, marketing pessoal e secretaria operacional, ministrado pela professora Neydsi Sarmento. Este curso é oferecido pela Acianf para capacitação profissional.

Todo o projeto tem como foco a melhora da qualidade de vida da população de Campo do Coelho. Para isso, a equipe conta com a colaboração de Isabelle Marie. Especialista em programa de medicina da família, ela ajuda a desenvolver o Programa Multidisciplinar de Prevenção e Educação para a Saúde, voltado para a população do terceiro distrito. O alvo desta etapa do projeto será redução do comprometimento físico e mental, bem como a prevenção de acidentes através da educação e prevenção.

Projeto ganha prêmio

O Rural Legal foi o projeto escolhido pela diretoria da Tupperware na América Latina. O diretor geral, Pablo Muñoz, fez pessoalmente a entrega do prêmio, dia 11, no New York - Barra Shopping, no valor de R$ 10 mil, para montagem da cozinha industrial, principal instrumento na capacitação das mulheres rurais, inserindo-as no processo de turismo.

A Feirinha da Roça será a principal vitrine dos produtos desenvolvidos, que estarão em ofertas para friburguenses e turistas a partir de julho. Pablo Muñoz e a diretora de marketing, Patrícia Shimojo, presentearam também quatro famílias que tiveram perdas consideráveis na catástrofe de janeiro.

O Rural Legal foi indicado à Tupperware pelo casal Marcelo e Geórgia, que reconheceram o potencial do projeto, que tem sua base de trabalho na Aldeia da Criança, em Centenário. A Kinderdorf é a principal parceira da Acianf neste desafio.

O que é

O Rural Legal é um projeto de turismo rural que estará disponível para o público a partir de julho estimulando a economia da região. Mas, neste momento em que é trabalhada a estrutura de apoio ao projeto, não era possível ficar insensível a dor de uma região duramente atingida.

Mais de 600 famílias assistidasO Projeto Rural Legal surge com a ideia de assistência programada até o final de junho às famílias que sofreram com as chuvas do início do ano, na região do 3° distrito, num total de 15 vilas. Mas não somente na liberação de cestas básicas e vestuário, mas também oferecendo cursos de capacitação para toda a comunidade com um diferencial: as famílias assistidas devem inscrever pelo menos um membro em algum dos cursos.

As parcerias com Estácio de Sá, Tupperware, Bitcompany, Sebrae e outras, garantem a qualidade dos trabalhos voltados para capacitação e desenvolvimento dos processos para a economia solidária na região.

As dificuldades enfrentadas

“Nova Friburgo saiu da mídia. E as informações de autossuficiência em relação à administração da tragédia sugerem que não é mais necessária a doação de alimentos. Isso não é verdade”, enfatiza Dalva Brust. Ela comenta que se algumas instituições retêm doações, este não é o caso do Rural Legal. “Nós precisamos muito de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal. Temos pela frente três meses para assistir mais de duas mil pessoas, muitas crianças, idosos, deficientes”. E ela acrescenta: “A área rural não é à margem do asfalto da Tere-Fri. Vai muito além, em estradas sinuosas, de difícil acesso, algumas vilas com famílias ainda isoladas. Julgar a não necessidade de doações pela periferia urbana é um erro. A zona rural precisa da solidariedade e da consciência das instituições que possam fornecer as doações”.

O Rural Legal espera que o friburguense seja, efetivamente, um doador. Anônimo ou não, ele estará contribuindo para o fortalecimento do comércio da cidade e ao mesmo tempo assistindo famílias que ainda dependem de sua solidariedade. As contribuições podem ser deixadas na Acianf (Avenida Alberto Braune 111, sobrado, Centro), ou na Câmara Empresarial de Olaria, da Acianf (Rua Dr. Jorge El-Jaick 25, sobreloja 6, Shopping Roseiral, Olaria).

Mais informações pelo telefone 2522-1145, ou pelos e-mails contato@acianf.com.br, dalvabrust@yahoo.com.br ou neto@acianf.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade