Em reunião na sede da Associação Comercial de Nova Friburgo, no último dia 12, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Nova Friburgo apresentou os conselheiros eleitos para a gestão 2011/2012. À frente do Conselho por mais uma gestão, Rodrigo Guimarães, como presidente, que reuniu membros da comunidade e o 11º Batalhão de Polícia Militar num encontro de aproximação, para que a PM pudesse apresentar a redução das estatísticas da violência e o plano de metas desenvolvido pela unidade.
Durante a assembleia, que teve a presença de mais de 40 pessoas representando as mais distintas entidades do município e contou ainda com a presença do comando do 6º GBM, tenente-coronel Palência, do superintendente da Autran, coronel Celso Novaes, e da presidente do CCS-11, Fany Zissu, foi uma oportunidade para os presentes apresentarem seus questionamentos, reforçando ainda mais o papel do Conselho em integrar comunidade e autoridades.
A reunião foi iniciada com apresentação pelo vice-presidente do Conseg, Antônio Carlos Celles, que mostrou por meio de gráficos a queda dos índices desde 2006, quando o Conseg foi criado. O vice-presidente lembrou do trabalho do Conselho ao longo desse tempo, das intempéries enfrentadas e da parceria desde o início estabelecida com empresas e pessoas voluntárias interessadas em proporcionar uma cidade mais segura.
A fala do comandante do 11ºBPM, tenente-coronel Marcelo Freiman, foi marcada por demonstrar o efetivo trabalho de acompanhamento da corporação. Ele ressaltou que se trata de uma política de segurança do Estado e da integração de todos, polícias civil e militar. Para o comandante, o contato com a comunidade é essencial e seu trabalho tem resultado quando vê com satisfação a população sentindo-se mais segura. “A parceria com a sociedade organizada e a participação dos cidadãos, seja nos cafés comunitários ou num evento como este, aproximam a corporação da comunidade”, disse Freiman. Morador de Nova Friburgo, o comandante mostrou-se conhecedor do município, das áreas de necessidade de atuação e dividiu os méritos dos resultados alcançados com toda sua tropa, que tem trabalhado efetivamente na busca de resultados positivos para o município.
Rodrigo Guimarães finalizou o encontrou agradecendo a presença e representativa participação das entidades que compõem o conselho, os que fazem o trabalho do Conseg possível e frisou que o Conseg vai continuar existindo enquanto houver anseios da comunidade a serem atendidos. “Estamos à disposição para trabalhar juntos, para cobrar quando preciso, mas também para agradecer e valorizar quanto a ação está sendo feita”, disse.
Para o próximo ano a expectativa do Conseg está por conta da instalação no município de aparelhos de segurança, como a Delegacia Legal e Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). O trabalho do Conseg será acompanhar o efetivo funcionamento destas ferramentas de segurança.
Deixe o seu comentário