São Pedro da Serra promove atividades pelo Dia do Índio

terça-feira, 19 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Karina Monnerat

O Espaço Cultural São Pedro da Serra (ECSPS) está promovendo a I Mostra de Filmes e Documentários Indígenas e exposição de fotos e desenhos em homenagem ao Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril. São palestras, filmes, exposições de desenhos e oficinas com a temática “Todo dia é dia do índio”.

Hoje, 19, a programação fica por conta da exposição de fotos e desenhos e exibição do filme Wai’r Rini – O poder do sonho, às 20h, no Espaço Cultural, e a oficina Índio Vivo, na Oficina-Escola Mãos de Luz. A exposição estará aberta para visitação até amanhã, 20, e a oficina acontecerá até quinta-feira, 21.

A data dedicada ao índio foi criada no Brasil em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto 5540. Este dia foi escolhido pois no México, no ano de 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interramericano, com autoridades governamentais e líderes indígenas, mas nos primeiros encontros os índios estavam temerosos e não compareceram. No dia 19 de abril foi o primeiro encontro com participação deles e por isso a data foi escolhida para ser comemorada em todo o continente americano. Neste dia as escolas costumam trabalhar desenhos temáticos com as crianças e geralmente são feitas atividades que valorizam a cultura indígena, como pesquisas e pinturas.

Existem hoje no Brasil 225 povos indígenas que vivem em 635 terras reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e recentemente foi descoberta mais uma tribo próxima à fronteira do Brasil com o Peru — o grupo vive isolado e sem contato com os “homens brancos”. Cerca de 12% de todo território brasileiro é ocupado pela reserva indígena, que tem sua maior parte concentrada na Amazônia. Todos os estados brasileiros, com exceção do Rio Grande do Norte e o Piauí, possuem reservas indígenas.

De acordo com a Funai, atualmente os índios são divididos em três classes. Os isolados, que vivem em grupos sem contato com o mundo exterior; os em vias de integração, que ainda possuem características nativas, mas mantém contato com o mundo atual; e os integrados, que vivem como o resto da população brasileira, incorporados na nossa cultura.

Aumento da população indígena

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovou que a população indígena quase triplicou entre os anos de 1991 e 2000. A taxa de crescimento foi de 10,8% ao ano, representando 0,4% da população brasileira. Nos últimos dez anos a população indígena cresceu 95%, tendo um aumento de 293.669 pessoas desde 2000. As regiões Norte e Nordeste foram as que mais se desenvolveram em relação à população indígena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade