A Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo lançaram na noite da última quarta-feira, 13, na sede da CDL, convênio firmado com o Banco do Brasil que vai subsidiar, aos empresários associados, crédito para financiamento de imóveis residenciais. Segundo o analista da Superintendência do BB no Rio de Janeiro, Irineu da Silva Rodrigues Junior, que fez uma palestra na abertura do evento, foi o primeiro convênio assinado com entidades do comércio no país. Entre as vantagens, oferece aos empresários as mesmas condições estabelecidas para os funcionários do banco, em prazos, percentuais e taxas de financiamento.
Irineu da Silva Rodrigues Junior explicou que o crédito pode ser obtido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), pela Carteira Hipotecária (CH) ou pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Nas três linhas, o percentual de financiamento é de 80 por cento do valor do imóvel e o prazo para pagamento, de até 300 meses, ou 25 anos.
O analista informou que o convênio permite a transferência para o Banco do Brasil de financiamentos existentes em outras instituições, beneficiando os empresários associados à CDL e ao SinComércio com redução das prestações e manutenção do prazo, ou redução do prazo com manutenção das prestações. Ele acrescentou que o convênio possibilita financiamento de despesas com registro dos imóveis em cartório, ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e outras tarifas, e fornece análise de crédito gratuita.
— Estamos tratando este convênio com muito carinho, porque foi o primeiro firmado pelo Banco do Brasil com uma CDL no país. Além das melhores condições, nos comprometemos a dar aos empresários do comércio atendimento diferenciado — acentuou o analista.
Vários gerentes da agência do Banco do Brasil em Nova Friburgo compareceram ao lançamento para prestar consultoria aos empresários e esclarecer dúvidas sobre o convênio. O gerente geral, Carlos Alberto Fanelli, aproveitou para destacar que os funcionários de sua agência vêm se empenhando ao máximo para agilizar a liberação das linhas de crédito destinadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas localizadas nos municípios da Região Serrana atingidos pela catástrofe de janeiro.
— Nova Friburgo é o município com maior volume de crédito do BNDES. Até agora, só na nossa agência, já são 200 empresas com dinheiro na conta, num total de R$ 40 milhões. Temos 131 processos em andamento, que vão liberar mais R$ 21 milhões para empresas daqui — ressaltou.
Presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende comentou que as duas entidades têm trabalhado muito para ajudar o comércio de Nova Friburgo a se recuperar dos prejuízos sofridos com a tragédia de janeiro.
— A CDL e o SinComércio, que sempre estiveram de portas abertas para os lojistas, desde janeiro estão de plantão, buscando alternativas para o fortalecimento do comércio de nossa cidade. Mantemos contato permanente com os gerentes de bancos, tentando viabilizar os empréstimos do BNDES, e já conseguimos resolver vários casos. Acreditamos que a conversa franca é sempre o melhor caminho, e que a solução dos problemas é consequência do diálogo. Com essa nova parceria, pretendemos criar mais um benefício para os nossos associados, que vão desfrutar de condições especiais de financiamento, iguais às oferecidas pelo Banco do Brasil a seus próprios funcionários — concluiu Braulio Rezende.
Deixe o seu comentário