Laboratório friburguense ganha prêmio entre mais de cem mil empresas inscritas

quarta-feira, 13 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

O Frilab - Laboratório Médico de Patologia Clínica, de Nova Friburgo, foi uma das sete empresas do Estado do Rio de Janeiro ganhadoras do MPE Brasil 2010 e homenageadas no 8º Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas. O evento foi realizado pelo Movimento Brasil Competitivo, Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, no dia 22 de março passado.

As empresas fluminenses homenageadas foram as vencedoras do ciclo estadual do MPE Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2010. O objetivo é promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade entre as empresas, além de disseminar os conceitos e as práticas de gestão. Em 2010 o MPE Brasil recebeu mais de cem mil inscrições, das quais 11,4 mil do Rio de Janeiro. As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão.

CERTIFICAÇÃO – O Frilab é dirigido pelo diretor médico Everardo José Grossi, e sua mulher, a gerente administrativa Lenora. Tem 25 funcionários, apontados pelos diretores como grandes colaboradores para a conquista do prêmio.

Para participar como candidato, o Frilab cumpriu uma série de exigências e posteriormente foi auditado. Foi de fundamental importância o laboratório já ter a certificação ISO 9001 desde 2005. Isso exigiu um ano e meio de preparo, documentação e processos, passando pela recepção, coleta e todos os demais procedimentos até a liberação do laudo.

Para Everardo, manter a certificação tem sido até mais delicado do que obtê-la pela primeira vez. Cada certificação é válida por três anos, mas exige auditoria anual. Inclusive, no próximo dia 3 de maio o Frilab passará por nova auditoria. De acordo com essas auditorias, a certificação é recomendada ou não. A manutenção da certificação, segundo Everardo, é um desafio constante. Isto porque a ISO exige o envolvimento de toda a equipe da empresa.

O PRÊMIO MPE BRASIL – Para credenciar o Frilab ao prêmio MPE Brasil, segundo o diretor, ter a certificação ISO 9001 pesou bastante. O Brasil tem 19 mil laboratórios e apenas 120 deles têm a certificação ISO 9001. E o Frilab é um deles. Muitos tentam essa certificação e não conseguem.

Com a empresa em dia, certificada, o que importa em qualidade assegurada, o Frilab já havia participado do prêmio Top Empresarial em 2007, competindo com outras 3.800 empresas do Estado do Rio. E foi o vencedor. Porém, a conquista do MPE Brasil foi mais representativa para a empresa. Afinal, competiu com mais de cem mil delas de todo o Brasil, sendo 11.400 do Estado do Rio, das quais saíram vencedoras apenas sete, uma por categoria. O Frilab foi o ganhador na categoria saúde.

Os diretores das empresas vencedoras de todo o Brasil, num total de 130, foram chamadas a Brasília no dia 22 de março passado para receber uma placa de reconhecimento nacional pela boa gestão da empresa. Isto significa que o cliente, ao buscar atendimento no Frilab, terá à sua disposição um dos melhores laboratórios do Estado do Rio e do Brasil. “Nós fazemos o melhor que podemos. Além da ISO, nós também temos certificação de outros programas de controle de qualidade desde a fundação do laboratório, em 1993”. No próximo dia 19 de abril o Frilab completa 18 anos.

O prêmio é um orgulho para Everardo, por significar um reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “Nada disso teria acontecido não fosse a minha parceria com a Lenora, em primeiro lugar, a pessoa que faz a administração financeira da empresa, de RH, o nosso elo direto com todo o sistema de qualidade do laboratório, nosso elo de comunicação com toda a equipe, e obviamente eu reputo esse prêmio também à nossa equipe, bastante envolvida, e eu estou muito satisfeito com a equipe que tenho. Eu agradeço à equipe e compartilho esse reconhecimento nacional, esse prêmio, não só com a Lenora, minha gerente da qualidade, mas também com toda a equipe, de modo geral. E assim a gente tenta a melhor prestação de serviço à clientela. A nossa meta é atingir a perfeição, sabendo que a gente jamais vai chegar a ela, porque somos humanos. Mas, se essa meta é colocada como objetivo, isso nos garante uma busca constante da qualidade. É isso que nós fazemos”, finalizou Everardo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade