A Secretaria Pró-Leitura e Associação Centro Cultural Viva promoveram no dia 7, quinta-feira, curso de elaboração de projetos culturais — em convênio com o Escritório de Apoio à Produção Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
O curso, inteiramente gratuito, foi ministrado pela renomada professora Cristina Saccetto e sua equipe, com carga horária de 8 horas, e com a participação de 32 pessoas entre as quais o secretário Pró-Leitura Álvaro Ottoni e equipe, funcionários da Secretaria de Turismo, dos departamentos de Cultura de Carmo, Bom Jardim, e Cachoeiras de Macacu, da Associação Centro Cultural Viva — e artistas do nosso município.
O curso tratou da concepção, estrutura e elaboração de projetos culturais visando habilitar os participantes a disputarem editais e captarem recursos com mais facilidade para projetos de suas secretarias em benefício da população friburguense. Alguns artistas presentes já tinham projetos em fase de elaboração, tendo sido o curso fundamental para esclarecer dúvidas e reorientar caminhos. Porém, no dia 26, o Escritório de Apoio à Produção Cultural voltará a Nova Friburgo — quando na Secretaria Pró-Leitura atenderá, em período integral, um por um, os participantes para tirar dúvidas e avaliar problemas nos respectivos projetos.
A Secretaria Pró-Leitura e a Associação Cultural Viva já acertaram com a professora Cristina Saccetto a realização de novos cursos ainda nesse semestre na área cultural, como também uma palestra sobre as Leis Roaunet e ICMS — que são complexas e muitas vezes fundamentais para a obtenção de apoio e patrocínio junto a empresas privadas e órgãos públicos federais e estaduais.
Secretaria Pró-Leitura convida
população a conhecer seu acervo
A Secretaria Pró-Leitura convida a população friburguense para conhecer seu acervo e desfrutar de uma boa leitura. O objetivo é divulgar os livros que o espaço possui, proporcionar o enriquecimento da sabedoria através do hábito da leitura e também arrecadar mais títulos para a biblioteca.
Na lista de sugestões, que hoje é composta pelos dez mais lidos no mês de março, estão desde clássicos da literatura a livros de autoria friburguense e best-sellers. São eles: Helena (Machado de Assis); Triste fim de Policarpa Quaresma (Lima Barreto); Vasos sagrados (Maria Ignês do Espírito Santo); O cotidiano de Nova Friburgo no final do século XIX: práticas e representação social (Maria Janaína Botelho Corrêa); Harry Potter e a pedra filosofal (J.K. Rowling); Educação como prática de liberdade (Paulo Freire); A menina que roubava livros (Markus Zuzak); Quando é preciso voltar (Zibia Gasparetto); Mais Platão, menos Prosac: a filosofia aplicada ao cotidiano (Lou Marinoff), e A história de um sorriso (Álvaro Ottoni).
Deixe o seu comentário