Alunos da rede pública de Nova Friburgo ganham laptops por bom desempenho em prova do Saerj

sexta-feira, 08 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Em toda Coordenadoria Serrana II — que compreende os municípios de Nova Friburgo, Carmo, Sumidouro, Duas Barras e Bom Jardim — 1.272 alunos receberam laptops como prêmio pela boa pontuação na prova do Sistema de Avaliação de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), sendo 867 deles só em Nova Friburgo — o maior destaque entre as cinco cidades. A prova, que acontece uma vez por ano, apresenta questões de português e matemática e tem como objetivo avaliar a aprendizagem de cada aluno e medir individualmente o rendimento de cada escola.

Entre os cinco municípios, 46 escolas e colégios participaram. A que mais se destacou em premiações foi o Colégio Estadual Augusto Spinelli, de Nova Friburgo — uma escola pequena, com 517 alunos. As escolas friburguenses tiveram um aumento de 200% no rendimento em relação às provas realizadas em 2009. Segundo Valéria Gomes, coordenadora da Serrana II, estes números são resultado de um trabalho que busca atingir metas, diminuindo evasões, otimizando as escolas e investindo nos alunos e professores.

Este ano acontecerão também os Saerjinhos, que são avaliações bimestrais de preparação para a prova do Saerj e visam fazer um diagnóstico sobre as dificuldades específicas dos alunos. Serão implementadas ações de atualização e capacitação dos professores para reforçar a disciplina onde houve maior dificuldade de aprendizagem.

A meta este ano é triplicar o rendimento escolar. A coordenadora Valéria deixa o cargo no fim deste mês, mas diz que os novos diretores continuarão o trabalho iniciado por ela e espera que os números deste ano sejam ainda melhores que os de 2010. Valéria parabeniza todas as escolas da Serrana II que participaram das provas do Saerj.

— Eu saio daqui com a consciência limpa de ter feito o meu melhor pela melhoria da educação na região. Enquanto estive aqui, dei o meu melhor, tive muita aceitação de todos os diretores, fiz amizades e isso é muito gratificante — afirmou a coordenadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade