Por Elismar Braga e Lucas Pinheiro (alunos do 5º período de Jornalismo da UCAM)
Estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes colocaram no ar na última semana o blog “Opina Friburgo”. Trata-se de um trabalho da turma de Opinião Pública — disciplina dos cursos de Jornalismo e Publicidade — com o objetivo de traçar um perfil da população friburguense após a tragédia de 12 de janeiro. A ideia de criar o blog surgiu com o projeto “A Nossa Friburgo”, que visa divulgar notícias positivas sobre a cidade, para trazer turistas de volta à região.
“Opina Friburgo” faz parte das atividades da disciplina Opinião Pública, ministrada pelo professor e idealizador da pesquisa, Maurício Siaines. Segundo ele, esse é um meio de saber como os friburguenses estão percebendo a cidade — e o que eles esperam que seja feito. Maurício afirmou que o objetivo da pesquisa é levar o visitante do blog a se questionar sobre o que causou a catástrofe e sobre quais áreas merecem prioridade na renovação da cidade: saúde, habitação, trânsito, segurança, etc.
Na página inicial do blog é possível encontrar, além das perguntas da enquete, os nomes dos alunos envolvidos, um texto introdutório explicando os objetivos do trabalho e uma citação de Chico Buarque de Hollanda. O questionário foi elaborado pelos alunos durante as aulas e foi tema de muitas discussões. As perguntas precisavam levar a respostas objetivas.
— É bem complicado ter que pensar em palavras certas e que levem o participante a compreender exatamente o que queremos passar — opinou Carla Dayane, aluna de Jornalismo.
Além disso, segundo o professor Maurício, o blog incita o navegador a uma questão bastante pertinente que, à primeira vista, já o faz refletir sobre o modo de se pensar Nova Friburgo. Isso se faz através do questionamento: “Como você acredita que Friburgo deve ficar?” A pergunta, apesar de parecer ter apenas uma resposta e óbvia, quer, na verdade, dependendo da faixa etária e da história de cada um, mostrar que há variações nas expectativas.
— Todos estamos empenhados na pesquisa e esperamos que ela possa nos dar um resultado claro e satisfatório para um novo processo que a cidade enfrenta. Estamos envolvidos desde a criação, passando pela manutenção e entendendo o valor ético e social que a pesquisa representa, tendo em vista que, passados quase três meses da tragédia, pouco se foi feito para que a cidade se recupere — opinou Jhonata Figueira, também aluno de Jornalismo.
Como coordenador de toda a pesquisa, Maurício espera cerca de mil acessos — o suficiente, em sua opinião, para dar ao projeto “A Nossa Friburgo” dados importantes sobre o friburguense. O blog ficará ativo por um mês. São quatro perguntas, já com as opções de respostas definidas. Quer saber quais são elas? É só acessar o endereço www.opinafriburgo.blogspot.com e participar.
Deixe o seu comentário