Uma tarde ‘à francesa’ para os vovôs do Laje

sexta-feira, 01 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

Os internos do Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e seus familiares receberam um presente diferente no último fim de semana: a visita das integrantes do coral da Aliança Francesa de Nova Friburgo, Allons Chanter (“vamos cantar”, em francês) que fizeram uma apresentação especial no pátio da instituição assistencial, na Lagoinha. As coralistas, sob a regência do maestro Alfredo José Monteiro da Cunha, encantaram os vovôs e vovós do Laje com clássicos da música francesa como “Pigalle”, “Dulce France” e até mesmo o estribilho do hino da França a pedido de uma das internas, Lídia Marques, que encantou-se e até entoou parte da letra. No repertório, grandes sucessos da música nacional como “Ai que saudade de ocê”, “Xodó”, “Xote das meninas” e “Aline”. A presidente do coral, Rena Boziki Xavier do Carmo, “roubou a cena” num solo ao acordeon.

A apresentação no Laje integrou as comemorações dos dez anos de atividades do Allons Chanter (completados no último dia 23), criado por alunas da Aliança Francesa com o intuito de divulgar a cultura francesa através da música e do incentivo ao canto coral. Atualmente, o Allons Chanter reúne 20 senhoras com diferenciados timbres de vozes que levam emoção, alegria e também cidadania a cada cantata, já que o Hino de Nova Friburgo passou a integrar o repertório de todas as apresentações.

— A música é capaz de encantar estimular a mente e os sonhos. E é disso que os internos precisam. Toda visita é bem vinda para os meus queridos vovôs e quando traz alegria é melhor ainda. Eles precisam disso — observou a diretora do Laje, Clélia Rangel, a “mãezona” dos atuais 80 internos.

O talento das coralistas do Allons Chanter já foi conferido por muitos friburguenses em inúmeras apresentações locais, inclusive nos encontros de corais de Nova Friburgo, Jogos Florais, festivais de inverno, no evento Fête de La musique, na sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, em 2007 e no encontro internacional de corais Canta Brasil, realizado, em 2008, no município de São Lourenço-MG, entre tantos outros. Na recente apresentação no Laje, o Allons Chanter estreou seu novo uniforme com calça azul, blusa branca e echarpes com as cores da bandeira francesa (azul, branco e vermelho).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade