Foi uma noite de muitas emoções e recordações. Na noite da última quarta-feira (30), membros da Sociedade Amigos da Marinha — Soamar — puderam assistir no auditório Raphael Jaccoud no Sanatório Naval, em primeira exibição, a um filme-documentário sobre Nova Friburgo e o próprio Sanatório em 1939. O filme foi originalmente produzido pela Spinelli S.A. e recuperado através de uma parceria entre o Sanatório Naval de Nova Friburgo e a Fundação D. João VI.
O evento foi proporcionado aos soamarinos pelo diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata (Md) Antônio Carlos Barbosa Nardin Lima. Ao abrir a sessão, Nardin falou daquele momento do SNNF retratado pelo documentário. Falou também o pesquisado Nelson Alvarez, que manifestou sua admiração pelo conteúdo histórico do filme e ainda Carlos Jayme Jaccoud, um dos poucos friburguenses que passeou no antigo bonde puxado a burro, que ligava o centro da cidade ao Sanatório.
A película foi guardada por muitos anos pela família do falecido professor Messias de Moraes Teixeira. Há cerca de dois anos, por iniciativa do pesquisador Nelson Augusto Bohrer e do engenheiro José Augusto Spinelli surgiu a ideia de recuperar o filme e convertê-lo para DVD — e assim preservar um precioso documento que retrata o cotidiano da cidade naquela época. O então diretor do SNNF, Dr. Nestor Francisco Miranda Junior, e o presidente da Soamar, Nelson Alvarez de Souza, fizeram contato com o Dr. Messias de Moraes Teixeira Neto, que cedeu os originais do filme.
Devido ao estado de deterioração do filme, foi necessário levar o mesmo para um laboratório especializado no Rio de Janeiro. Os custos para a recuperação eram muito altos e só foi possível efetivar o trabalho devido à ação da Sra. Wanda Jaccoud, que pagou as despesas. O DVD editado por Nelson Bohrer será exibido aos friburguenses para que as atuais e futuras gerações possam conhecer parte da história de nossa cidade.
Deixe o seu comentário