O Projeto Florestar & Cia. fez questão de registrar o Dia Mundial da Água, em 22 de março, com um estande na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde foram realizadas atividades socioambientais salientando a importância do precioso líquido para a humanidade.
Durante o evento foram distribuídos copos d’água e material gráfico sobre a importância do uso e consumo consciente da água. A todos que passavam pela praça, os integrantes do Florestar & Cia. ressaltavam a importância da conscientização quanto aos uso da água.
O coordenador do Projeto Florestar & Cia., Luiz Latour, explicou que uma prática muito comum, principalmente em condomínios, é o uso da vassoura hidráulica com água potável. “Ainda não existe em nosso município uma normatização por parte do setor da construção civil em dotar os condomínios com mecanismos para reúso da água, para manutenção e limpeza das suas áreas internas. O mesmo se aplica ao setor público, que não cria incentivos fiscais para que o setor da construção civil possa fazer ou contemplar as futuras construções com estes mecanismos”, afirma Luiz Latour.
O coordenador abordou a importância de se respeitar qualquer lâmina de água proveniente de uma nascente. “Ao se construir uma pequena ou média edificação é preciso deixar um espaçamento para uma possível eventualidade de um maior volume de água, isto foi muito observado no último evento ambiental natural, ocorrido no dia 12 de janeiro passado”, destaca.
Sobre a catástrofe, o coordenador do Florestar & Cia. salienta o cuidado de não transferir para a água a responsabilidade da tragédia. “Foram uma série de fatores que ocasionaram a extensão do impacto ambiental, uma delas foi os deslizamentos de lâminas de terras em encostas que, aliados ao uso irregular do solo, com ocupação predatória em áreas urbanas, em cima ou embaixo das encostas, teve o agravante de proporções catastróficas, elevando o número de vítimas fatais em nosso município e região”, disse Luiz.
Deixe o seu comentário