Queda de temperatura e chuva marcam o início do outono em Nova Friburgo

sexta-feira, 25 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Depois de um verão marcado por transtornos provocados pela catástrofe climática ocorrida em janeiro, moradores de Nova Friburgo estão aliviados com a chegada do outono, que começou oficialmente às 20h21 do último domingo, 20. Isto porque, o risco de ocorrência de fortes chuvas, seguidas de alagamentos e deslizamentos, tem uma redução significativa nos meses da meia estação, o que vem tranquilizando muitos friburguenses, principalmente moradores de áreas de risco.

A entrada do outono já provocou uma mudança de clima no município. Desde o início da semana os termômetros registraram queda na temperatura, além de dias nublados e chuva fraca. A mudança do clima vem provocando uma mudança de hábito nos friburguenses, que já começaram a tirar do armário agasalhos e roupas de frio e aumentaram o consumo de bebidas quentes e sopas.

Vale destacar que o outono marca a transição entre o verão e o inverno, daí ser popularmente conhecido como meia-estação e não ter um clima bem definido em países tropicais como o Brasil. Por conta disso, possui uma série de características, como mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul. A incidência de chuvas também diminui em grande parte do país, com exceção do extremo norte das regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso.

Nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil o clima torna-se mais ameno devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC em regiões serranas, como Nova Friburgo. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade