A obra E Deus presenteou a terra, do artista plástico friburguense Guilherme Coutinho, foi destacada com menção honrosa pela National Academy Fine Arts. Trata-se de um quadro de 100x80cm, em óleo sobre tela, em que retrata a mão de Deus oferecendo à terra tudo que viu que era bom para o planeta, encantando o júri.
De acordo com o artista, o resultado que ele poderia obter era este mesmo, pois foi a primeira vez que participou do evento. Foram 50 artistas internacionais, selecionados durante o ano de 2010, e somente agora foi divulgado o resultado.
— Eu estou feliz por poder trazer para minha cidade este título. E principalmente neste momento, em que a grande mídia tem outras prioridades, recolocar Nova Friburgo nas páginas da cultura deste país é uma questão de honra, pois através do meu trabalho muitas vezes pude mostrar o nível e o teor de garra de um friburguense, por revelar o bom gosto de uma arte refinada, e principalmente, premiada — relata Guilherme.
A National Academy Fine Arts é uma academia respeitada na Europa, aprecia muito o trabalho acadêmico e dá oportunidades a artistas promissores. Com isso se torna investidora em talentos. O salão de premiação dessa academia é realizado uma vez por ano, com júri seleto, de doutores em arte, marchands e professores universitários.
— O que me deixou tranquilo quanto a este evento foi o nível do júri, pois é muito bom receber um prêmio de quem entende do assunto que está sendo julgado. Quero dedicar esta medalha a todos os friburguenses que lutam por seus ideais neste momento desafiador que vivemos em nossa cidade — declara Coutinho. E complementa: — Eu desejo realmente que a pintura deste quadro venha a acontecer em nossas vidas: a mão do Criador nos abençoando e nos fazendo acreditar que o sol está lá fora para nos lembrar que um novo dia sempre nasce e nos traz a chance de recomeçar. Eu adoto um lema em minha vida: sou friburguense, não desisto nunca.
Deixe o seu comentário