Leonardo Lima
Durante a última sexta-feira, das 10h às 17h, a Defensoria Pública realizou atendimento no bairro Duas Pedras. O encontro, que havia sido adiado desde o último dia 1°, foi uma oportunidade dos moradores da localidade e de loteamentos próximos fazerem suas reivindicações e também esclarecerem dúvidas referentes ao aluguel social e ao auxílio novo lar. Diversas autoridades estiveram presentes, como o juiz titular do Juizado Especial Federal, Elmo Gomes de Souza, e o deputado federal Glauber Braga.
De acordo com a defensora pública titular do Núcleo de Primeiro Atendimento, Maria Fernanda Junqueira Ayres, a iniciativa nasceu de uma parceria entre o órgão e a Universidade Estácio de Sá (Unesa) e, posteriormente, o Conselho das Associações dos Moradores de Nova Friburgo (ComAmor) passou a integrá-la. “Observamos as demandas individuais e coletivas e as encaminhamos às autoridades responsáveis. É necessário um canal de comunicação entre o poder público e a população”, afirma Maria Fernanda.
Ela revela que entre as queixas mais comuns estão telefonia, tubulação das ruas e cobranças de contas em casas destruídas na catástrofe. Segundo a defensora, o encontro acontecerá a cada semana num bairro da cidade. “Começamos esse trabalho no Córrego Dantas. Na próxima sexta-feira, 25, estaremos em São Geraldo, onde também atenderemos à população dos loteamentos Santa Bernadete e Nova Esperança”, adianta.
A defensora comenta que, além dos serviços já programados, os encontros também estão servindo como ponto de acolhimento de donativos. “Convidamos toda a sociedade a participar desses encontros e fazerem suas reivindicações. O interessante é que a cada semana estão vindo pessoas com muitas doações e com iniciativas que só têm a ajudar os bairros”, analisa Maria Fernanda.
Deixe o seu comentário