PREFEITOS das cidades afetadas pela chuva deram as mãos para buscar de forma integrada os recursos financeiros para a reconstrução da Região Serrana. Darão respaldo político aos esforços do governo estadual para a recuperação, conforme desejo do governador e que conta com o aval da presidenta Dilma Rousseff. Levantamento dos recursos está sendo encaminhado para a liberação dos recursos em Brasília.
LIDERADO por Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, o Consórcio Serra Carioca pretende acertadamente intermediar medidas para que o dinheiro possa chegar aos municípios atingidos com a velocidade das necessidades. Ainda que as atenções estejam voltadas para a saúde e o turismo regional, muitas outras áreas precisam do apoio governamental e o consórcio poderá influir de forma positiva.
A FORMA consorciada é uma tentativa de se obter verbas federais e estaduais que possam cobrir tantos gastos com a reconstrução, de maneira ordenada, evitando o enfraquecimento dos pedidos e ganhando força regional para beneficiar todos os municípios. A reconstrução será um trabalho longo e a presença das prefeituras, de forma unida, garantirá a efetiva construção das obras.
MUITAS soluções podem ser adotadas de forma consorciada, porém as características de cada município requerem ações diferenciadas. Afinal, os prejuízos, além das vidas humanas, foram variáveis e a necessidade de uns não é a de outros. Nova Friburgo, no caso específico, teve perdas significativas na produção industrial, no comércio, além da agricultura e de centenas de residências destruídas.
O ESFORÇO do consórcio estará interligado com a força política do Estado do Rio em Brasília. Deputados e senadores devem se unir no objetivo comum de facilitar o envio de verbas públicas, além de abrir caminho para outras linhas que possam alavancar a reconstrução e a retomada do progresso econômico. O fim das verbas parlamentares não significa o fim da ação política que se pode fazer em nome da Região Serrana.
A RECONSTRUÇÃO exigirá um esforço de todos os políticos e cidadãos. O momento vivido em Nova Friburgo ainda é grave e o empenho de todos é fundamental para que a cidade volte ao seu ritmo normal de trabalho, com emprego e renda.
Deixe o seu comentário