Sebrae e Origem orientam empreendedores sobre como participar do edital da Faperj

quinta-feira, 17 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O governo do estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj), lançou mais um edital de apoio à inovação tecnológica. Este ano, o programa está destinando R$ 10 bilhões em subvenções para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas que apresentem alguma novidade ou aperfeiçoamento, resultando, assim, em novos produtos, processos ou serviços que gerem aumento de produtividade e mudanças no bem-estar social.

O assunto, inclusive, foi um dos desdobramentos de uma palestra promovida recentemente pela Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/Campus da UERJ em Nova Friburgo, e o Escritório Regional do Sebrae, sobre como obter recursos não reembolsáveis, as fontes de fomento e as oportunidades disponíveis – ocasião em que também foram repassadas aos participantes informações, dicas e orientações para ajudá-los na elaboração de seus projetos.

– Para os micro, pequenos e os empreendedores individuais que tenham uma boa ideia e não os meios de colocá-la em prática, o edital da Faperj é uma oportunidade para captar de recursos e desenvolver o projeto, já que o programa financia despesas de capital e custeio – disse a gerente da Origem, Lanice Fagundes, acrescentando que a incubadora está oferecendo consultoria às empresas vinculadas e demais pessoas interessadas para formulação das propostas e o atendimento à documentação exigida.

– Nos últimos dois anos, alguns dos projetos e empresas que estão aqui dentro da Origem foram contemplados pelo programa de apoio à inovação tecnológica do Estado e já estão usando os recursos na estruturação de suas atividades. Este ano, estamos escrevendo novas propostas e também orientando a todos que nos procuram sobre como se inscrever nesse e em outros processos seletivos do gênero já em andamento ou que estão por abrir – afirmou Lanice Fagundes.

A gerente da Origem lembrou ainda que o edital da Faperj é aberto a empresas nacionais instaladas no Estado, produtores rurais, cooperativas, empreendedores individuais e inventores; e que os recursos solicitados por projeto não poderão exceder o montante de R$ 400 mil. De acordo com o cronograma, as inscrições terminam no dia 31 deste mês. Nesta primeira fase, as propostas estão sendo submetidas pela internet no site da Fundação.

Ainda segundo Lanice Fagundes, entre as áreas de interesse socioeconômicas do Rio de Janeiro, estão algumas relacionadas às competências de Nova Friburgo e região, como, por exemplo, agropecuária, meio ambiente, biodiversidade e petróleo e gás. Além dessas, o edital relaciona ainda biotecnologia, design, energias alternativas, saúde, segurança pública e defesa, siderurgia, tecnologias da informação e comunicação, transporte e vários outras – o que aumenta o leque de possibilidades.

Outros serviços

Depois que o Instituto Politécnico da UERJ foi atingido pelas chuvas de janeiro, a Origem Incubadora de Empresas Inovadoras passou a funcionar provisoriamente numa sala cedida pelo Escritório Regional do Sebrae, no centro da cidade. Além de apoiar os empreendedores pré-incubados, incubados e associados no desenvolvimento de seus projetos e sua entrada no mercado, a instituição oferece uma gama de serviços à comunidade, que vão de cursos a consultorias nas áreas de gestão de negócios.

Uma das formas de apoio aos micro, pequenos e empreendedores individuais é o acesso ao programas da Redetec (Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro), que oferece até 90% de subsídios em serviços como registro de marcas, patenteamento de ideias, design de produto e embalagem, apoio à produção e melhoria da gestão e processos. Em Nova Friburgo, duas empresas incubadas na Origem – a E-Voxel e a Carbonobom - foram credenciadas pela rede e oferecem o benefício.

O novo endereço da Origem é Rua Fernando Bizzotto, 72. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-2046 ou através do e-mail origem.incubadora@gmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade