Esporte - 16 de março 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

64 dias após a tragédia, espaços

esportivos continuam paralisados

Hoje completam 64 dias da tragédia das águas de 12 de janeiro. A maior tragédia climática brasileira nunca será esquecida porque, além de devastar toda a cidade, deixou marcas tristes – inclusive no cenário esportivo, já que praças esportivas inteiras desapareceram. Se alguém pensa que o setor está tranquilo se engana, porque muitas modalidades não estão podendo ser praticadas e dezenas de atletas impedidos de praticar seu esporte, sem contar as muitas crianças que dependiam dos espaços e agora estão ociosas.

Um dos locais mais prejudicados foi o Estádio Comunitário de Conselheiro Paulino (Campo do Pastão), que mais de dois meses depois ainda não foi recuperado pela falta de apoio, principalmente financeiro, que não chegou até agora, notadamente para o trabalho de limpeza. O campo continua com muita lama, interditado. Naquele local semanalmente passavam mais de 200 crianças, que se dividiam nas escolinhas de futebol coordenadas por Antonio Souza. Além disso, todos os campeonatos juniores e adultos estão impedidos de ser realizados, como a Copa da Amizade, o Campeonato de Conselheiro Paulino e a Copa de Pelada, entre outros.

O prejuízo é duplo, porque o Ginásio Municipal Alberto da Rosa Pinheiro, ao lado do campo, foi cedido para receber e distribuir donativos e até agora não foi desocupado. A comunidade, por outro lado, reclama que as pessoas envolvidas nesse trabalho não vão regularmente ao ginásio e isso atrasa ainda mais a entrega do prédio.

Da mesma forma, o Complexo Esportivo do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro Paulino, é outro local terrivelmente prejudicado, pois centenas de caminhões de lama retirada de vários pontos da cidade foram despejados lá, aleatoriamente. Até hoje a diretoria tenta resolver o problema e o presidente Luiz Fernando Bachini não sabe mais a quem apelar para devolver os dias de tranquilidade ao clube rubro-verde que, inclusive, deveria disputar a terceira divisão do Carioca neste 2011.

A cidade passou por uma triste experiência e os rastros ainda estão nítidos em toda Nova Friburgo, mas é preciso mais agilidade no trabalho de recuperação das praças esportivas, pois são centenas de desportistas parados e crianças de projetos especiais e sociais impossibilitadas de praticar esporte. Há outros locais menos conhecidos que estão também inutilizados, como campos de pelada, quadras esportivas, espaços antes usados para o esporte e lazer e que foram totalmente devastados.

Ferj realiza arbitral com clubes da série A carioca

Em arbitral da série A de profissionais, realizado na tarde de segunda-feira, 14, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), foram tomadas várias decisões importantes para a continuidade do Campeonato Carioca.

Nas partidas que não os clássicos, semifinais e finais, os preços dos ingressos poderão ser reduzidos, desde que em comum acordo entre os clubes envolvidos. Nas partidas das quais não participem Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, o preço dos ingressos poderá ser reduzido em 50%, a critério dos clubes envolvidos. Nas partidas em que não envolvam Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, e nos estádios cuja capacidade liberada seja para até 900 lugares, todos os ingressos serão contabilizados pelo valor de face (lançados em borderô e oferecidos à tributação), como adquiridos pelos clubes participantes do evento, que deles disporá da forma que melhor lhes aprouver.

O arbitral resolveu ainda que, nas semifinais e finais da Taça Rio e também nas finais do Campeonato, os clubes envolvidos decidirão o valor dos ingressos. As despesas decorrentes de qualquer promoção que envolva acesso de torcedor ao estádio serão do clube mandante, salvo acordo com o visitante, situação em que essas despesas poderão ser contabilizadas no borderô da respectiva partida.

Em todas as partidas realizadas após as 21h, com transmissão pela televisão e que não envolva dois dos chamados clubes grandes jogando entre si, o preço máximo dos ingressos será de R$ 20.

Ademar Braga é o novo técnico do América

O América já tem o nome de seu novo treinador para a sequência do Campeonato Estadual. Trata-se de Ademar Braga, ex-técnico do Corinthians na temporada de 2005. Ele já esteve no clube ano passado, como superintendente de futebol.

Junto com Ademar chega o preparador físico Márcio Meira, também com passagem pelo clube americano em 2010. O ex-jogador Valber será o auxiliar-técnico. Ademar já comandou seu primeiro treino no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, visando a estreia na Taça Rio, às 16h, contra o Olaria, na Rua Bariri. (Uruan Júnior/ Agência Ferj)

Piscinão: jogo da Segundona é disputado na água

O Campeonato Carioca de Segunda Divisão por muito pouco não inventou um novo esporte no último sábado: polo aquático com os pés. Na partida entre Itaperuna e Aperibeense, no Estádio Jair Bittencourt, o gramado, completamente encharcado, praticamente impediu que houvesse um simples jogo de futebol pela oitava rodada da competição.

Debaixo da forte chuva que castigou a cidade de Itaperuna, o gramado não resistiu e, pra piorar, teve que suportar dois jogos seguidos, pois haveria a preliminar válida pelo torneio de juniores. O resultado foi de dois jogos muito ruins para os corajosos que compareceram ao estádio: Itaperuna 1 a 0 nos profissionais e 0 a 0 nos juniores.

Para piorar, a integridade física dos atletas foi colocada em risco. Inclusive não foram poucos os pedidos de jogadores para que não houvesse partida. Entretanto, a federação alegou falta de datas para a realização de um novo jogo e a bola teve que rolar para ambos os cotejos.

Dentro de campo, bola levantada de um lado para o outro, “embaixadinhas” forçadas e chutões desesperados para o alto, visando se livrar da bola. Itaperuna e Aperibeense sofreram, mas conseguiram ficar 90 minutos disputando quase uma nova modalidade de futebol. Melhor para o time da casa, que conseguiu até marcar um gol.

Aliás, o calendário tem motivo pra estar apertado. Com 22 clubes (a princípio seriam 24) na disputa, o Campeonato Estadual da série B terá impressionantes 44 rodadas, seis a mais do que o Brasileirão. E ainda: o tempo para realização do campeonato é ainda menor (a Segundona vai de fevereiro a agosto, enquanto o Brasileiro vai de abril a dezembro).

Itaperuna e Aperibeense voltam a campo na próxima rodada, desta vez buscando jogar futebol, contra Bonsucesso e Angra dos Reis, respectivamente, ambos fora de casa. (Claudio Burger/Redação FutRio)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade